Mundo

Royal Caribbean compra Pullmantur para crescer na AL

Empresa adquirida é a maior operadora de cruzeiros da Espanha e mantém rotas para os países latinos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Royal Caribbean, uma das maiores operadoras de cruzeiros do mundo, anunciou nesta quinta-feira (31/8) a compra da Pullmantur, operadora espanhola, por 430 milhões de euros, mais a assunção de 270 milhões de euros em dívidas líquidas da empresa. Segundo a Royal Caribbean, o objetivo da transação é aumentar a presença da operadora nos mercados europeu e latino-americano. A expectativa é que a aquisição seja concluída até o final deste ano.

Fundada em 1971, a Pullmantur é a maior operadora de cruzeiros da Espanha. A empresa atua em dois segmentos principalmente: pacotes turísticos e cruzeiros. A empresa opera cinco navios na Europa e na América Latina. Seu foco é a venda de pacotes para clientes espanhóis que desejam conhecer o Caribe e os países latinos. A Pullmantur também possui uma pequena divisão aérea, com três aviões. A companhia mantém escritórios na Espanha e em Portugal.

Já a Royal Caribbean deve voltar a navegar pelas águas brasileiras na temporada 2007/2008, após manter rotas regulares na costa do país durante duas temporadas (2000/2001 e 2001/2002). Após esse período, a burocracia e a legislação brasileiras fizeram com que a empresa buscasse outros destinos. Uma das críticas é a exigência, por parte do governo, de que um terço dos tripulantes sejam brasileiros caso o navio gaste mais de 31 dias navegando por rotas domésticas. Até 2002, a exigência era de que houvesse 25% de tripulantes brasileiros, para períodos de até 91 dias em águas nacionais.

Assim, a empresa deixou as rotas brasileiras, mantendo apenas uma representação local para venda de pacotes com destino a outros países. Agora, a operadora pretende trazer um de seus navios, o Splendour of the Seas, para uma temporada no próximo ano, incentivada pelo crescimento do mercado local de cruzeiros.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Sob pressão para desistir de reeleição, Biden tenta usar reunião da Otan para mostrar força

Mujica vive 'momento mais difícil' de tratamento para câncer, afirma sua esposa

Petro pede grande mobilização de camponeses para promover reforma agrária

Terceiro caso humano de peste bubônica é confirmado nos Estados Unidos

Mais na Exame