Mundo

Recontagem de votos em Honduras confirma reeleição de presidente

Segundo a corte eleitoral do país, o resultado obtido é "extremamente consistente" com a apuração original

Juan Orlando Hernández: recontagem confirmou a reeleição do atual presidente com 43% dos votos (REUTERS/Stringer/Reuters)

Juan Orlando Hernández: recontagem confirmou a reeleição do atual presidente com 43% dos votos (REUTERS/Stringer/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 11 de dezembro de 2017 às 06h33.

Tegucigalpa - O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de Honduras encerrou neste domingo, 10, a recontagem manual dos votos de quase 5 mil urnas utilizadas nas eleições presidenciais de 26 de novembro.

Segundo a corte, o resultado obtido é "extremamente consistente" com a apuração original, a qual o oposicionista Salvador Nasralla considerou manipulada e fraudulenta.

A recontagem confirmou a reeleição do atual presidente, Juan Orlando Hernández, com 43% dos votos. Nasralla ficou com 41,4%, segundo os novos números do TSE.

Na primeira contagem, suspensa na quinta-feira da semana passada após 94,35% dos votos terem sido contabilizados, o placar era praticamente o mesmo.

O TSE, no entanto, ainda não declarou a vitória de Hernández. Pelas leis de Honduras, a corte tem 30 dias após as eleições para fazê-lo.

A recontagem foi pedida por Nasralla, que se recusa a reconhecer o resultado. O oposicionista acusa os Estados Unidos, a União Europeia e a Organização dos Estados Americanos (OEA) de serem "cúmplices de uma fraude".

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesHondurasPolítica

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia