Mundo

Quem é J.D. Vance, escolhido por Trump para vice-presidente

Senador por Ohio tem fama de ser um grande arrecadador de recursos, além de um histórico como militar e autor de best-seller

O senador J.D. Vance fala com repórteres no Capitólio em Washington, em 12 de fevereiro de 2024  (Andrew Harnik/Getty Images)

O senador J.D. Vance fala com repórteres no Capitólio em Washington, em 12 de fevereiro de 2024 (Andrew Harnik/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 15 de julho de 2024 às 16h28.

Última atualização em 15 de julho de 2024 às 19h19.

Tudo sobreEleições EUA 2024
Saiba mais

Após meses de especulações, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou nesta segunda-feira J.D. Vance como sua escolha para vice-presidente nas eleições americanas de novembro. Senador por Ohio, o republicano não foi um apoiador de primeira ordem de Trump, mas tem fama de bom arrecadador de recursos — um fator importante em um país onde as vitórias políticas são obtidas ao custo de bilhões de dólares.

Vance era a alternativa mais jovem entre os pré-candidatos avaliados por Trump, com 39 anos. Ele serviu no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e chegou a ser enviado para missão no Iraque, antes de retornar ao seu país se formar em Ciência Política e Filosofia pela Universidade Estadual de Ohio e Direito pela Universidade Yale, onde foi editor do The Yale Law Journal e presidente da Associação de Veteranos de Direito de Yale.

"Após longa deliberação e reflexão, e considerando os enormes talentos de muitas outras pessoas, decidi que a pessoa mais adequada para assumir o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos é o senador J.D. Vance, do grande Estado de Ohio", disse Trump em sua rede social, Social Truth.

Vance ganhou fama ao publicar o livro "Hillbilly Elegy: A Memoir of a Family and Culture in Crisis", um livro de memórias em que trata sobre a classe trabalhadora branca dos EUA. Best seller nos EUA, o filme foi adaptado para os cinemas em 2020, tendo recebido indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro.

"J.D. teve uma carreira empresarial muito bem-sucedida em Tecnologia e Finanças e, agora, durante a campanha, se concentrará fortemente nas pessoas pelas quais lutou de forma tão brilhante, os trabalhadores e fazendeiros americanos da Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Ohio, Minnesota e muito além...", acrescentou Trump.

Embora não tenha sido um apoiador de primeira ordem de Trump, sua capacidade de arrecadar grandes quantias de dinheiro para o partido chama a atenção — um fator importante em um país onde as vitórias políticas são obtidas ao custo de bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Eleições EUA 2024Donald Trump

Mais de Mundo

Bolívia anuncia descoberta de megacampo de gás natural

J.D. Vance: Campanha de Biden acusa vice de Trump de favorecer ricos e ser contra o aborto

J. D. Vance: "vice de Trump é escolha fraca e quase não trará votos", diz analista

Serviço Secreto sabia do risco do telhado de onde atirador disparou contra Trump

Mais na Exame