Mundo

Quem é J.D. Vance, escolhido por Trump para vice-presidente

Senador por Ohio tem fama de ser um grande arrecadador de recursos, além de um histórico como militar e autor de best-seller

O senador J.D. Vance fala com repórteres no Capitólio em Washington, em 12 de fevereiro de 2024  (Andrew Harnik/Getty Images)

O senador J.D. Vance fala com repórteres no Capitólio em Washington, em 12 de fevereiro de 2024 (Andrew Harnik/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 6 de outubro de 2024 às 08h00.

Última atualização em 6 de novembro de 2024 às 08h34.

Tudo sobreEleições EUA 2024
Saiba mais

Após meses de especulações, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou nesta segunda-feira J.D. Vance como sua escolha para vice-presidente nas eleições americanas de novembro. Senador por Ohio, o republicano não foi um apoiador de primeira ordem de Trump, mas tem fama de bom arrecadador de recursos — um fator importante em um país onde as vitórias políticas são obtidas ao custo de bilhões de dólares.

Vance era a alternativa mais jovem entre os pré-candidatos avaliados por Trump, com 39 anos. Ele serviu no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e chegou a ser enviado para missão no Iraque, antes de retornar ao seu país se formar em Ciência Política e Filosofia pela Universidade Estadual de Ohio e Direito pela Universidade Yale, onde foi editor do The Yale Law Journal e presidente da Associação de Veteranos de Direito de Yale.

"Após longa deliberação e reflexão, e considerando os enormes talentos de muitas outras pessoas, decidi que a pessoa mais adequada para assumir o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos é o senador J.D. Vance, do grande Estado de Ohio", disse Trump em sua rede social, Social Truth.

Vance ganhou fama ao publicar o livro "Hillbilly Elegy: A Memoir of a Family and Culture in Crisis", um livro de memórias em que trata sobre a classe trabalhadora branca dos EUA. Best seller nos EUA, o filme foi adaptado para os cinemas em 2020, tendo recebido indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro.

"J.D. teve uma carreira empresarial muito bem-sucedida em Tecnologia e Finanças e, agora, durante a campanha, se concentrará fortemente nas pessoas pelas quais lutou de forma tão brilhante, os trabalhadores e fazendeiros americanos da Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Ohio, Minnesota e muito além...", acrescentou Trump.

Embora não tenha sido um apoiador de primeira ordem de Trump, sua capacidade de arrecadar grandes quantias de dinheiro para o partido chama a atenção — um fator importante em um país onde as vitórias políticas são obtidas ao custo de bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Eleições EUA 2024Donald Trump

Mais de Mundo

Alta tecnologia e inovação global: destaques da exposição internacional em Shenzhen

França utiliza todos os recursos para bloquear acordo UE-Mercosul, diz ministro

Por que a economia da Índia se mantém firme em meio a riscos globais?

Banco Central da Argentina coloca cédula de 20 mil pesos em circulação