Quase dois terços dos franceses querem que Hollande saia
Levantamento mostrou que 62 por cento dos entrevistados querem sua saída três anos antes da próxima eleição presidencial
Da Redação
Publicado em 11 de setembro de 2014 às 11h32.
Paris - Quase dois terços dos eleitores franceses gostariam de ver seu presidente, o socialista <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/francois-hollande">François Hollande</a></strong>, que é extremamente impopular, renunciar antes do final de seu mandato em 2017, revelou uma pesquisa de opinião nesta quinta-feira.</p>
O levantamento do instituto IFOP e da revista Le Figaro mostrou que 62 por cento dos entrevistados querem sua saída três anos antes da próxima eleição presidencial. Um quarto dos eleitores socialistas disse que gostaria que o mandatário entregasse o cargo.
Hollande, o presidente francês mais rejeitado desde a Segunda Guerra Mundial, viu sua taxa de aprovação despencar para inéditos 13 por cento em uma pesquisa, o que se deve principalmente à frustração com a economia claudicante.
Com um desemprego estacionado acima dos 10 por cento e um crescimento nulo, as medidas para reduzir o déficit público pressionaram os eleitores, que pagam mais impostos, mas não conseguiram ajudar a França a alcançar as metas europeias de corte de déficit no prazo.
Hollande também tem passado constrangimentos na esfera pessoal. Sua ex-companheira, Valérie Trierweiler, acusou-o de desprezar os pobres em um livro de memórias que sua editora afirma ser um dos livros mais vendidos da década.
Em comentários durante uma cúpula da Organização para o Tratado do Atlântico Norte (Otan) no País de Gales na semana passada, Hollande declarou aos jornalistas que nenhuma pesquisa de opinião pode fazê-lo renunciar antes do final de seu mandato.