Mundo

Quadro clínico de Alencar é estável, dizem médicos

Médicos ainda não sabem se vice-presidente poderá participar da posse de Dilma Rousseff

Alencar: hemorragia interna está controlada desde ontem

Alencar: hemorragia interna está controlada desde ontem

DR

Da Redação

Publicado em 25 de dezembro de 2010 às 12h24.

São Paulo - Em entrevista hoje à imprensa no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, os médicos Roberto Kalil Filho e Paulo Hoff disseram que o vice-presidente da República, José Alencar, desde ontem não apresenta mais a hemorragia causada por um tumor no intestino, está com seu quadro clínico estável e vem conversando com a família. No entanto, o vice-presidente continuará internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundos os médicos, o paciente vem sendo submetido a hemodiálise e transfusão de sangue. "Ele é uma pessoa forte, apesar dos problemas", comentou Kalil Filho. "Ele é sempre otimista, sempre luta. Esta é a postura dele." De acordo com Kalil Filho, Alencar conversou ontem à noite, às 23 horas, por telefone, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os médicos descartaram qualquer possibilidade de cirurgia nas próximas semanas e também da volta, nos próximos dias, da quimioterapia para tratamento do câncer. "Estamos fazendo o que pode e deve ser feito no momento", disse Hoff. "A cirurgia não é uma opção para o vice-presidente."

Sobre a possibilidade de Alencar participar da posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, no dia 1.º de janeiro, os médicos disseram que vão aguardar a evolução do quadro clínico do paciente e definir só no dia 31 se ele poderá ir a Brasília. "Estamos torcendo por isso", afirmou Hoff, que disse que Alencar está mais disposto hoje do que ontem. "A reação do vice-presidente é sempre surpreendente."

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEleiçõesGovernoLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame