Mundo

Pyongyang aumentou voos militares, diz fonte militar de Seul

O aumento acontece em pleno período de tensão entre ameaças de guerra do regime norte-coreano contra a Coreia do Sul e os EUA


	Teste militar da Coreia do Sul: o Ministério da Defesa de Seul reconhecer que o país elevou o nível de seus treinamentos militares em terra, mar e ar
 (AFP)

Teste militar da Coreia do Sul: o Ministério da Defesa de Seul reconhecer que o país elevou o nível de seus treinamentos militares em terra, mar e ar (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2013 às 09h00.

Seul - A Coreia do Norte aumentou nos últimos dias seus voos de treinamento de combate, informou nesta quarta-feira uma fonte militar de Seul, em pleno período de tensão entre ameaças de guerra do regime comunista e manobras militares de Coreia do Sul e Estados Unidos.

"O número de voos de aviões de combate e helicópteros da Força Aérea da Coreia do Norte alcançou 700 na segunda-feira", indicou à agência "Yonhap" uma fonte anônima do Exército, que classificou tal volume como "sem precedentes".

Como forma de comparação, o número é quase seis vezes o volume máximo de voos diários registrados durante o treinamento feito pela Coreia do Norte no verão do ano passado, segundo a fonte.

Um porta-voz do Ministério da Defesa de Seul não quis confirmar oficialmente à Agência Efe tal afirmação, mas reconheceu que "a Coreia do Norte elevou o nível de seus treinamentos militares em terra, mar e ar" nos últimos dias.

Nesta quarta-feira, o Exército Popular norte-coreano lançou uma nova ameaça a Coreia do Sul e EUA pelo exercício militar "Key Resolve", que os dois países mantêm em curso desde o início da semana.

Por outro lado, o Escritório Presidencial da Coreia do Sul confirmou que permanece aberta uma linha de comunicação militar com a Coreia do Norte, apesar de o regime comunista ter desligado na segunda-feira a linha telefônica de Panmunjom, única via de contato entre os dois Governos. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulEstados Unidos (EUA)ExércitoPaíses ricos

Mais de Mundo

Terremoto de magnitude 7,3 atinge nordeste do Chile

Apagão global afeta aeroportos, comitê das Olimpíadas, canal de TV e bolsa de valores

Trump diz que quer ser 'presidente de todos' e detalha tiro que levou em 1º discurso após atentado

Trump fará 1º comício após ataque neste sábado, em condado decisivo para a eleição

Mais na Exame