Putin diz que Rússia cooperará com Romney

Apoio surge mesmo após o candidato do Partido Republicano ter chamado a Rússia de "inimigo geopolítico nº 1"

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira que o país pode trabalhar em conjunto com Mitt Romney caso ele seja eleito presidente dos Estados Unidos, mesmo após o candidato do Partido Republicano ter chamado a Rússia de "inimigo geopolítico nº 1" dos EUA.

"Nós vamos trabalhar com qualquer que seja o presidente eleito pelo povo norte-americano. Mas nossos esforços serão eficientes tão somente o quanto nossos parceiros quiserem que seja", disse Putin em entrevista para a emissora Russia Today TV.

Putin expressou preocupação sobre o efeito que uma vitória de Romney teria na disputa entre a Rússia e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) sobre a implantação de um escudo antimíssil na Europa. "O sistema de defesa de mísseis vai ser definitivamente apontado para a Rússia" se o republicano for eleito, disse Putin.

Na entrevista, o russo também mostrou seu lado mordaz e combativo, principalmente ao apoiar a pena imposta às punks feministas da Pussy Riot.

Ele também defendeu a posição da Rússia quanto à guerra civil na Síria. O país vêm bloqueando a imposição de mais sanções internacionais contra o regime do presidente Bashar Assad, mas Putin indicou que Moscou já pode ter descartado o líder sírio. "Nós entendemos que a Síria precisa de mudança", disse ele. "Mas isso não significa que deve vir acompanhada de derramamento de sangue". As informações são da Associated Press.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.