Mundo

PSDB cria pacote de bondades para conquistar prefeitos

Dirigentes do PSDB decidiram intensificar o tom municipalista da campanha nas últimas duas semanas da eleição presidencial

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2010 às 11h05.

São Paulo - Nas últimas duas semanas da eleição presidencial, os dirigentes do PSDB decidiram intensificar o tom municipalista da campanha, sinalizando com um pacote de benesses para as prefeituras. Em reunião da coordenação política realizada ontem, lideranças tucanas, do DEM e do PPS esquadrinharam discurso voltado para os prefeitos com o objetivo de angariar a simpatia desses puxadores de voto nos Estados.

O ex-governador de Minas Gerais e senador eleito, Aécio Neves (PSDB), foi um dos que insistiram na tese das propostas voltadas para os prefeitos. O tucano lembrou das oscilações do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que estariam estrangulando as finanças das prefeituras. Afirmou ser importante, nesta reta final, fazer uma campanha sinalizando um pacote de benesses para os prefeitos.

Uma das medidas colocadas em pauta durante o encontro, e que ainda depende da aceitação do presidenciável José Serra (PSDB), será criar um piso para o FPM, evitando que os recursos do fundo variem. Na semana passada, em visita a Minas, Serra já havia falado sobre a situação do fundo de participação, ao destacar que ele perdeu cerca de R$ 3 bilhões no último ano.

“Temos que proteger os prefeitos das oscilações dramáticas do FPM que deixam centenas de municípios à míngua, sem cumprir seus compromissos”, declarou o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). A ideia é levar o quanto antes as propostas da campanha para o horário eleitoral gratuito na televisão. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilPartidos políticosEleiçõesOposição políticaPSDBJosé SerraEleições 2010

Mais de Mundo

Trump diz que vai impor tarifa de 25% a qualquer país que faça negócios com o Irã

Governo dos EUA revogou mais de 100 mil vistos desde o retorno de Trump à presidência

Presidente do México descarta intervenção militar dos EUA após conversa com Trump

China investe 5,68 trilhões de yuans em infraestrutura hídrica e opera o maior sistema do mundo