Presidente da Itália pede "serenidade e respeito" após referendo
Segundo Mattarella, a afluência no referendo é "o testemunho de uma democracia sólida, de um país apaixonado, capaz de participação ativa"
EFE
Publicado em 5 de dezembro de 2016 às 11h31.
Roma - O presidente da Itália , Sergio Mattarella, pediu nesta segunda-feira "serenidade e respeito mútuo" após o resultado do referendo de domingo e o anúncio da renúncia do primeiro-ministro, Matteo Renzi.
Mattarella e Renzi se reuniram nesta manhã no Palácio do Quirinal e posteriormente o presidente italiano emitiu um comunicado no qual destaca que a alta afluência no referendo é "o testemunho de uma democracia sólida, de um país apaixonado, capaz de participação ativa".
O presidente pediu que "o clima político, mesmo com a dialética necessária, seja marcado pela serenidade e o respeito mútuo".
"A Itália é um grande país com muitas energias positivas em seu interior", disse Mattarelli.
"Temos que enfrentar compromissos e prazos os quais as instituições terão que garantir que respeitarão, garantindo respostas à altura dos problemas do momento", acrescentou o presidente.
Renzi, que anunciou sua renúncia após a derrota no referendo de reforma constitucional, indicou que depois do Conselho de Ministros de desta segunda-feira colocará seu cargo à disposição.