Mundo

Presidente da Exxon é favorito para secretário de Estado de Trump

Duas fontes da equipe de transição teriam confirmado a informação.

Donald Trump: anúncio poderá ser feito na próxima semana (William Philpott/Reuters)

Donald Trump: anúncio poderá ser feito na próxima semana (William Philpott/Reuters)

A

AFP

Publicado em 10 de dezembro de 2016 às 20h03.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, já teria escolhido seu secretário de Estado - o CEO da gigante do petróleo ExxonMobil, Rex Tillerson -, informou a rede de televisão NBC neste sábado (10), citando duas fontes da equipe de transição.

As fontes ressaltaram, porém, que nada pode ser descartado até o anúncio oficial da nomeação, provavelmente na semana que vem.

A mesma informação foi dada ontem por The Wall Street Journal, que citou fontes próximas a Trump. Segundo o WSJ, Tillerson, de 64, que mantém estreitas relações empresariais com o presidente russo, Vladimir Putin, é o favorito para assumir o posto.

O ex-candidato republicano à Casa Branca em 2012, Mitt Romney, e o ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani também foram mencionados como candidatos. Na sexta, Giuliani disse que estava fora da lista e que se manteria na iniciativa privada.

Ainda segundo a NBC, o ex-embaixador dos Estados Unidos na ONU durante a presidência de George W. Bush, John Bolton, seria nomeado vice-secretário de Estado.

À frente da companhia texana desde 2004, Tillerson se reuniria novamente com Donald Trump neste fim de semana, conforme o WSJ.

A ExxonMobil tem explorações de petróleo e gás em mais de 50 países e assinou uma série de associações, entre outras, com a Rosneft, a principal companhia petroleira russa, propriedade do Estado desde 2011.

Em 2012, Tillerson foi condecorado por Putin com a Ordem da Amizade.

Os contratos firmados pela ExxonMobil com a Rússia podem gerar cerca de US$ 500 bilhões para a companhia, de acordo com a imprensa americana.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpExxon

Mais de Mundo

Como a província chinesa de Fujian resolveu problemas de produção escassa de alimentos

Comunidade empresarial chinesa faz apelo aos EUA para cancelarem medidas de tarifas sobre produtos

Netanyahu nega propostas para governo civil palestino em Gaza

EUA afirma que China 'não pode ter' Rússia e Ocidente simultaneamente

Mais na Exame