Mundo

Presidente da Colômbia acredita em acordo com Farc em 2014

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, porém, pôs em dúvida que a assinatura dos acordos aconteça antes da eleição presidencial em maio

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2014 às 20h26.

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, disse nesta sexta-feira que espera concluir as negociações de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) ainda em 2014, mas pôs em dúvida que a assinatura dos acordos aconteça antes da eleição presidencial em maio.

"Estou convencido de que se a vontade das partes se mantiver, conseguiremos a paz. Uma paz que vai mudar esse país. Eu espero, claro, que terminemos essa negociação este ano", disse Santos, em entrevista a uma rádio.

"Algumas pessoas me perguntam se eu acho que vamos acabar antes da eleição presidencial. Eu digo que duvido que terminemos, mas, sim, acredito que podemos avançar muito mais do que avançamos até o momento, de agora até a eleição presidencial", completou o presidente.

"Cautelosamente otimista" quanto aos diálogos com a guerrilha, Santos tentará a reeleição no pleito de 25 de maio. Segundo ele, sua principal motivação para buscar um segundo mandato é alcançar um acordo de paz com as Farc.

O governo de Santos mantém diálogos de paz com as Farc, com a mediação de Havana, desde novembro de 2012. Atualmente, as delegações discutem o terceiro de cinco pontos da agenda: as drogas ilícitas.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaAmérica LatinaFarcGovernoNegociações

Mais de Mundo

Entenda as relações entre o ex-príncipe Andrew e Epstein

'Total e irrestrito apoio': Rei Charles se pronuncia sobre prisão de ex-príncipe Andrew

Quem foi Virginia Giuffre, vítima de Epstein que acusou ex-príncipe Andrew

Diretor nuclear do Irã defende direito do país de enriquecer urânio