Mundo

Preocupado com covid-19 no Brasil, Uruguai aumenta controle em fronteiras

Governo vai acentuar presença nas fronteiras para dar orientações à população que transita na região

Uruguai: país registra 657 mortos e 17 mortos por coronavírus (Daniel Badra/Getty Images)

Uruguai: país registra 657 mortos e 17 mortos por coronavírus (Daniel Badra/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 5 de maio de 2020 às 17h30.

O Uruguai vai aumentar o controle da saúde nas fronteiras, por ver com "preocupação" a existência de casos de coronavírus do lado brasileiro de várias cidades fronteiriças, informou nesta terça-feira (05) o secretário da Presidência, Álvaro Delgado.

"O governo do Uruguai está preocupado com a situação em algumas cidades fronteiriças, principalmente do lado brasileiro", afirmou Delgado em coletiva de imprensa.

"O presidente instruiu todos os ministros a aprofundar a presença nas fronteiras, onde também será feito um protocolo e orientações claras serão dadas à população da área de fronteira, entendendo as particularidades das cidades binacionais", declarou Delgado.

Embora o Uruguai tenha proibido a entrada de estrangeiros durante a emergência de saúde, exceto os residentes de localidades que lidam com o Brasil, que costumam morar de um lado e trabalhar no outro.

No entanto, informou que nesta quarta-feira o ministro da Saúde Pública realizará uma ronda pelas cidades fronteiriças para "ajustar os protocolos" e trabalhar "com maior coordenação com as autoridades brasileiras".

Uruguai registrava, até segunda-feira (04), 17 mortos e 657 casos positivos do novo coronavírus, mas nenhum foi encontrado em departamentos de fronteira como Artigas, Rivera ou Cerro Largo.

Embora o Brasil seja de longe o país mais afetado da América Latina pela pandemia, com 107.780 casos e 7.321 mortes, o presidente Jair Bolsonaro incentiva a abertura e desacredita as medidas de prevenção.

Quando questionado sobre isso, Delgado respondeu: "Não cabe a mim ou ao governo (uruguaio) comentar as posições do presidente brasileiro".

Acompanhe tudo sobre:BrasilCoronavírusUruguai

Mais de Mundo

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã