Mundo

Preços ao consumidor sobem 2,3% na Espanha

O avanço é igual ao registrado em outubro em relação a outubro de 2009

Supermercado na Espanha: preços estão mais altos para os consumidores (WIKIMEDIA COMMONS)

Supermercado na Espanha: preços estão mais altos para os consumidores (WIKIMEDIA COMMONS)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2010 às 08h53.

Madri - O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Espanha subiu 2,3% em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O avanço é igual ao registrado em outubro em relação a outubro de 2009, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Em base harmonizada para a União Europeia, o CPI da Espanha teve aumento anual de 2,2% em novembro, depois de ter subido 2,3% em outubro, ficando em linha com estimativas preliminares.

A inflação refletiu o aumento de 4,8% nos preços da eletricidade para pequenos consumidores, que são regulados pelo governo, com efeito desde 1º de outubro.

Também refletiu a elevação de dois pontos porcentuais no imposto sobre valor agregado implementada em 1º de julho. O Banco Central Europeu (BCE) tem como meta manter a taxa de inflação média na zona do euro abaixo de 2%. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsInflaçãoCrises em empresasEspanha

Mais de Mundo

Irã denuncia atraso na emissão de vistos para delegação da Copa e pede apoio da Fifa

Irã lança mísseis contra Bahrein e Kuwait em resposta a ataque dos EUA

Governo Trump teme ação de inteligência israelense contra altos funcionários, diz NYT

Jogadores do Irã terão de deixar os EUA no mesmo dia das partidas da Copa, diz embaixador