Mundo

Portugal vende 850 mi de euros de dívida para 3 meses a juros altos

No leilão, a demanda superou em 2,7 vezes a oferta

Este é o quarto leilão de dívida de curto prazo realizado por Portugal desde que solicitou ajuda financeira (Jamie McDonald/Getty Images)

Este é o quarto leilão de dívida de curto prazo realizado por Portugal desde que solicitou ajuda financeira (Jamie McDonald/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2011 às 08h57.

Lisboa - Portugal leiloou nesta quarta-feira no mercado primário 850 milhões de euros em dívida com vencimento para três meses com juro de 4,96%, contra 4,65% da última emissão com as mesmas características, com uma demanda que superou em 2,7 vezes a oferta, como informou o Tesouro luso.

Portugal, que já começou a receber parte dos 78 bilhões de euros do resgate financeiro, retornou ao mercado para conseguir financiamento depois da última colocação realizada em 18 de maio, quando vendeu 1 bilhão de euros em títulos para dois meses a uma rentabilidade de 4,65%.

Em 4 de maio ocorreu o último leilão do mesmo tipo para vender 1,117 bilhão de euros em títulos para três meses a uma rentabilidade também de 4,65%.

Ao contrário do que ocorre habitualmente, o Tesouro português não colocou a totalidade do montante previsto, que nesta ocasião oscilava entre 750 milhões de euros e 1 bilhão de euros.

Este é o quarto leilão de dívida de curto prazo realizado por Portugal desde que solicitou ajuda, em 6 de abril, e a primeira desde que chegou o primeiro montante do auxílio financeiro, cujo valor total ascende aos 78 bilhões de euros para os próximos três anos.

Acompanhe tudo sobre:Dívida públicaEuropaLeilõesPiigsPortugal

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua