Porto Rico evacua 2 cidades por problema em represa
A falha na estrutura da represa se deve ao excesso de capacidade pelas chuvas e transbordamentos dos rios provocados pelo ciclone
EFE
Publicado em 22 de setembro de 2017 às 19h09.
San Juan - Duas cidades situadas nas proximidades da represa de Guajataca, no noroeste de Porto Rico, foram evacuadas preventivamente devido ao temor pelo rompimento dessa infraestrutura, que foi afetada pela passagem do furacão "Maria".
Os cidadãos estão sendo desalojados "o mais rápido possível" de Isabela e Quebradilla, segundo informou o Serviço Nacional de Meteorologia (SNM), que advertiu que a situação é "extremamente perigosa".
A falha na estrutura da represa se deve ao excesso de capacidade pelas chuvas e transbordamentos dos rios provocados pelo ciclone em sua passagem esta semana por Porto Rico, o que está fazendo com que sua estrutura esteja cedendo.
De acordo com dados oficiais do Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS), a água, antes da passagem do furacão, já tinha subido quase um metro por conta das chuvas.
Antes da ordem de evacuação, o SNM já tinha advertido do perigo de inundações na área.
As autoridades locais recomendaram à população que busque refúgio em "lugares mais altos" que a represa, que foi construída em 1920.