Pompeo irá se reunir em 25 e 26 de julho com vários países para defender a liberdade religiosa (Mary F. Calvert/Reuters)
AFP
Publicado em 29 de maio de 2018 às 15h56.
Última atualização em 29 de maio de 2018 às 15h56.
O secretário americano de Estado, Mike Pompeo, anunciou nesta terça-feira (29) que se reunirá em 25 e 26 de julho em Washington com seus homólogos de vários países para defender a liberdade religiosa no mundo.
Será a primeira reunião ministerial desse tipo, declarou ao apresentar o relatório do Departamento de Estado sobre a situação da religião em 2017.
O encontro reunirá os ministros das Relações Exteriores de "governos da mesma sensibilidade", afirmou Pompeo, sem dar mais detalhes sobre os convidados, entre os quais estarão representantes de organizações internacionais, religiosas e da sociedade civil.
Como a cada ano, o relatório apresentado nesta terça-feira, que aborda as limitações à liberdade de culto e crenças no mundo, mostra um panorama sério.
Este ano, o Departamento de Estado enfatiza a situação dos rohingyas, uma minoria muçulmana em Mianmar cujos membros foram empurrados maciçamente ao exílio pelo Exército birmanês. Os Estados Unidos denunciaram em novembro uma "limpeza étnica".