Mundo

Polícia turca retira manifestantes da praça Taksim

A polícia utilizou dois blindados da polícia para lançar jatos de água nos manifestantes


	Polícia expulsa manifestantes da praça Taksim com jatos de água, na Turquia: foram disparados grandes quantidades de bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.
 (REUTERS/Osman Orsal)

Polícia expulsa manifestantes da praça Taksim com jatos de água, na Turquia: foram disparados grandes quantidades de bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha. (REUTERS/Osman Orsal)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2013 às 15h04.

Istambul - A polícia turca desalojou nesta segunda-feira com canhões de água e gás lacrimogêneo manifestantes concentrados na praça Taksim. em Istambul, pouco após abrir e fechar três horas depois o parque Gezi, epicentro dos protestos que sacudiram a Turquia no mês de junho.

Por volta das 13h (de Brasília), as forças de segurança desalojaram a praça, empurrando os presentes para a rua Istiklal, importante centro comercial da cidade, onde ocorreram os primeiros enfrentamentos.

A polícia utilizou dois blindados da polícia para lançar jatos de água. Além disso, foram disparados grandes quantidades de bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Segundo constatou a Agência Efe, a tensão era grande no local e um forte aparato policial ocupava todos os pontos estratégicos do bairro e impedia o acesso à praça Taksim, com um duplo cordão de isolamento.

A intervenção policial aconteceu apenas três horas depois do governador de Istambul, Huseyin Avni Mutlu, declarar aberto ao público o parque Gezi, isolado pela polícia durante as últimas três semanas. 

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilÁsiaEuropaProtestosProtestos no mundoTurquia

Mais de Mundo

Evo Morales enfrentará a Justiça por protestos, diz presidente da Bolívia

Trump anuncia acordo para desarmamento do Hamas em Gaza

Trump assina medida que restringe exportação de terras raras

Efeito Copa do Mundo: economia do México se recupera e cresce 2,2% no 2º trimestre