Mundo

Planos para enviar suprimentos na Síria sofrem revezes

Os planos da ONU para entregar suprimentos por avião a cidades sitiadas da Síria progrediram modestamente


	Síria: proposta da ONU de enviar um comboio com alimentos para Daraya também foi adiada
 (Khalil Ashawi / Reuters)

Síria: proposta da ONU de enviar um comboio com alimentos para Daraya também foi adiada (Khalil Ashawi / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2016 às 17h33.

Genebra- Os planos para entregar suprimentos por avião a cidades sitiadas da Síria progrediram modestamente nesta quinta-feira em meio às preocupações da Rússia e de outros com a segurança dos agentes humanitários e a incerteza sobre a aprovação de Damasco, disse uma autoridade da Organização das Nações Unidas (ONU).

A proposta da ONU de enviar um comboio com alimentos para Daraya, cidade nas mãos dos rebeldes, e que seria a primeira para aquele subúrbio da capital síria desde 2012 também foi adiada e não irá acontecer na sexta-feira, como agendado anteriormente.

Os preparativos foram discutidos na reunião de uma força-tarefa humanitária de países do Grupo Internacional de Apoio à Síria (ISSG, na sigla em inglês) depois do vencimento do prazo de 1º de junho para o governo sírio permitir a entrega da ajuda ou se sujeitar a remessas aéreas vindas de fora.

"As remessas aéreas... continuam sendo uma opção se as entregas terrestres não passarem", disse Ramzy E. Ramzy, vice-enviado especial da ONU para a Síria, após o encontro.

"Elas são uma opção na mesa e serão ativadas se... os membros do ISSG não ficarem satisfeitos." Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha exortaram a ONU a seguir adiante com as entregas por avião porque a Síria não providenciou acesso suficiente para o envio de socorro. A oposição do país alertou que o governo pode abrir as portas só o suficiente para aliviar a pressão internacional e retomar suas restrições em seguida.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasONUSíria

Mais de Mundo

ONU interrompe operações humanitárias em Gaza após repetidas ordens de evacuação de Israel

MP italiano investiga capitão do iate de empresário britânico Mike Lynch

Tensões entre potências elevam corrida global por armas nucleares, aponta agência

Macron retoma consultas com extrema direita para nomear governo na França

Mais na Exame