Mundo

Piñera encerra Cúpula com ato em solidariedade ao Brasil

Presidente do Chile encerrou encontro com autoridades com mensagem de solidariedade com o povo brasileiro após o incêndio em uma discoteca que deixou mais de 200 mortos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2013 às 15h52.

Santiago do Chile -  O presidente do Chile, Sebastián Piñera, encerrou neste domingo a I Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia (UE) com uma mensagem de solidariedade com o povo brasileiro após o incêndio em uma discoteca que deixou mais de 200 mortos.

Piñera reivindicou aos cerca de 40 chefes de Estado e governo presentes 'reflexão e solidariedade com o povo brasileiro pela tragédia' e em seguida pediu que se pusessem de pé e guardaram silêncio em sinal de respeito às vítimas.

Também no encerramento, o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, transmitiu suas condolências às vítimas e sua 'profunda tristeza' à presidente Dilma Rousseff, que precisou deixar a cúpula antes do tempo para viajar à cidade onde houve o incêndio, que, segundo novos dados oficiais, causou 232 mortos e 131 feridos.

Pouco antes, o chanceler chileno, Alfredo Moreno, havia expressado nos mesmos termos aos jornalistas, também na cúpula.

'Isto não somente deixa todo nosso país-irmão Brasil em luto, mas todos os nossos países', apontou Moreno, que lamentou que 'tanta gente jovem tenha sido afetada por uma tragédia tão imensa'.

É uma tragédia que 'cobre de luto' toda a América Latina, manifestou, ao oferecer suas condolências ao povo e ao governo brasileiro. EFE

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileIncêndiosRio Grande do Sul

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal