Mundo

Pesquisa comprova que investimentos em ciclovias atraem novos ciclistas

Estudo feito em Nova York aponta crescimento em 2010 de 102% em relação a 2007 e 289% em relação a 2001

Segundo as estimativas do departamento, a média diária de ciclistas neste ano foi de 18.846 ciclistas, contra 17.491 em 2010; 9.327 em 2007, e 4.927 em 2001 (Stock.Xchange)

Segundo as estimativas do departamento, a média diária de ciclistas neste ano foi de 18.846 ciclistas, contra 17.491 em 2010; 9.327 em 2007, e 4.927 em 2001 (Stock.Xchange)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2011 às 20h18.

São Paulo - A secretária do Departamento de Transporte da Cidade de Nova York (DOT), Janette Sadik-Khan, anunciou na última semana um crescimento contínuo de ciclistas pedalando pela cidade de Nova York. O aumento foi de 8%, comparado ao recorde de 2010.

O cálculo dos ciclistas foi feito em seis vias, em diferentes locais da cidade. Assim concluiu-se que o número de usuários de bicicleta aumentou 102% em relação a 2007 e 289% em relação a 2001.

Durante esse tempo, a segurança para os usuários das ruas aumentou. A metrópole norte-americana registrou seus menores índices de acidentes fatais na última década e as lesões graves e mortes envolvendo ciclistas permaneceram inalterados.

Através de seu programa CityRacks, o DOT já instalou mais de 13 mil bicicletários em toda a cidade, oferecendo estacionamento para mais de 26 mil bicicletas, a maioria dos quais foram instalados nos últimos quatro anos. A cidade ainda pretende transformar seis mil antigos parquímetros inutilizados em estacionamentos para bikes, atendendo assim a demanda crescente de ciclistas.

"Nossa infraestrutura precisa acompanhar as novas exigências nas ruas da cidade", disse Janette. "Ao transformar parquímetros obsoletos em bicicletários, estamos reciclando antigas instalações para atender a essa crescente necessidade."

Segundo as estimativas do departamento, a média diária de ciclistas neste ano foi de 18.846 ciclistas, contra 17.491 em 2010; 9.327 em 2007, e 4.927 em 2001.

O aumento do uso das bicicletas e da necessidade de segurança, que isso implica, fez com que a cidade fizesse uma campanha sem precedentes de engenharia de segurança nas ruas.

Nos últimos quatro anos, o DOT acrescentou cerca de 260 quilômetros de ciclovias nas ruas para aumentar a segurança de todos os usuários, em especial para os pedestres. Em seu relatório Pedestrian Safety Report and Action Plan, o departamento revela que ruas com ciclovias são 40% menos perigosas para os pedestres.


Felix Salmon, blogueiro da Agência Reuters, relacionou o crescimento do uso da bicicleta com os investimentos feitos pela prefeitura da cidade, desde que Janette assumiu o cargo de secretária.

Segundo ele, o resultado da pesquisa mostra o quão eficaz é uma liderança forte, combinada com dedicação à criação de uma boa infraestrutura. “A lição deste levantamento é que se você construir ciclovias, os ciclistas irão aparecer para preenchê-las. Isso é uma notícia fantástica, já que cidades com muitos ciclistas são sempre as cidades mais agradáveis ​​para se viver e trabalhar, até mesmo para pessoas que não andam de bicicleta”, diz Salmon.

“Nova York tem um longo caminho a percorrer antes que possa ser considerado genuinamente uma cidade amiga das bikes. Mas ela está se movendo na direção certa e o sistema de compartilhamento de bicicletas, que será lançado em 2012, dará mais um impulso enorme” conclui o blogueiro.

São Paulo

A cidade de São Paulo também está começando a investir em estrutura para os ciclistas. A composição que tem mais adeptos é a CicloFaixa, que funciona aos domingos e feriados, das 7h às 16h.

A pista percorre 45 quilômetros do município e mesmo que ainda não seja uma opção para o transporte diário, muitos paulistanos têm se sentido incentivados a pedalar mais.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelos organizadores da Ciclofaixa, 76% dos entrevistados garantiram que estão andando mais de bicicleta. A Federação Paulista de Ciclismo informa que a pista recebe em média 80 mil ciclistas aos domingos e feriados, e que desde a sua criação, em 2009, cerca de dois milhões de pessoas já pedalaram pela CicloFaixa de São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:BicicletasMetrópoles globaisNova YorkSetor de transporteTransporte e logística

Mais de Mundo

Como a província chinesa de Fujian resolveu problemas de produção escassa de alimentos

Comunidade empresarial chinesa faz apelo aos EUA para cancelarem medidas de tarifas sobre produtos

Netanyahu nega propostas para governo civil palestino em Gaza

EUA afirma que China 'não pode ter' Rússia e Ocidente simultaneamente

Mais na Exame