Mundo

Pesquisa coloca Mitt Romney na frente das primárias de Iowa

A enquete da NBC News indica que o candidato é apoiado por 23% dos eleitores do estado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2011 às 22h00.

Washington - O ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, é o preferido pelos eleitores de Iowa, que realizará suas primárias na próxima terça-feira, seguido do congressista Ron Paul, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira sobre a disputa pela candidatura presidencial republicana.

A enquete da NBC News indica que Romney é apoiado por 23% dos eleitores de Iowa, na frente do ultraliberal Paul (21%) e de Rick Santorum, ex-senador pela Pensilvânia (15%).

No entanto, no terceiro posto Santorum está praticamente empatado com o governador do Texas, Rick Perry (14%), e com o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich (13%).

A pesquisa foi realizada nos dias 27 e 28 de dezembro com 433 pessoas que têm intenção de participar do caucus da próxima terça-feira, que abrirá o processo de primárias para escolher o candidato republicano que enfrentará o presidente Barack Obama nas eleições de novembro.

As projeções desta enquete coincidem com as de outra divulgada na quarta-feira pela CNN e que situava Romney, Paul e Santorum nos três primeiros postos e na mesma ordem.

Comparada com outra pesquisa da 'NBC News' do início de dezembro chama a atenção a queda de Gingrich, que perdeu desde então mais de metade de seu apoio, e o avanço de Santorum, que passou do último lugar para o terceiro.

Em nível nacional, Gingrich também caiu para o segundo lugar e agora está atrás de Romney, após liderar as enquetes durante várias semanas, segundo uma pesquisa do Instituto Gallup divulgada na quinta-feira.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEstados Unidos (EUA)Oposição políticaPaíses ricosPolítica

Mais de Mundo

Biden promete "ir fundo" em investigação após demissão de diretora do Serviço Secreto

"Yes, we Kam" surge como lema da campanha de Kamala

Diretora do Serviço Secreto renuncia ao cargo depois de atentado contra Trump

Singapura é a cidade mais segura para turistas; veja o ranking

Mais na Exame