Mundo

Passagem de tufão nas Filipinas deixa pelo menos 40 mortos

Tempestade deixou 17 feridos e mais de 800 mil pessoas afetadas


	Filipinas: Tufão Rammasun já deixou pelo menos 40 mortos
 (REUTERS)

Filipinas: Tufão Rammasun já deixou pelo menos 40 mortos (REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2014 às 13h01.

Brasília - O Conselho de Gestão e Redução do Risco de Desastres das Filipinas elevou hoje (17) para 40 o número de mortos devido ao Tufão Rammasun, que atingiu o Norte do arquipélago. Quatro pessoas permanecem desaparecidas.

A tempestade deixou 17 feridos e mais de 800 mil pessoas afetadas – 525 mil já se deslocaram para 1.200 centros de evacuação existentes, indicou o conselho em seu mais recente comunicado. O balanço mostra também que 26 mil casas foram total ou parcialmente danificadas e 23 estradas e duas pontes continuam interditadas.

O Ministério de Energia das Filipinas informou que a rede elétrica de Manila, na ilha ao Norte do arquipélago, foi restaurada em 84% após 5 milhões de casas terem ficado sem eletricidade ontem (16) devido a danos na rede de distribuição.

O furacão atingiu12 províncias no Norte do país, sendo que quatro delas estão em estado de calamidade, permitindo ao governo controlar os preços das necessidades básicas e conceder empréstimos, entre outras medidas.

O Rammasun atingiu as Filipinas quando o arquipélago ainda não tinha se recuperado dos danos causados pelo Tufão Hayian que, em novembro de 2013, provocou a morte de 6.300 pessoas e deixou cerca de 28.700 feridos, além de mais de mil desaparecidos.

A temporada de tufões nas Filipinas, que normalmente começa em junho e acaba em novembro, provoca entre 15 e 20 tempestades todos os anos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisFilipinasMortesTufões

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame