Mundo

Parlamento europeu cria comissão para perspectivas financeiras

Estrasburgo - O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje a criação de uma comissão especial encarregada de preparar o próximo marco orçamentário da União Europeia a partir de 2014. A nova comissão será composta por 50 deputados e terá como objetivo identificar "os desafios políticos e recursos orçamentários para uma UE sustentável após 2013", explicou a […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2010 às 14h18.

Estrasburgo - O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje a criação de uma comissão especial encarregada de preparar o próximo marco orçamentário da União Europeia a partir de 2014.

A nova comissão será composta por 50 deputados e terá como objetivo identificar "os desafios políticos e recursos orçamentários para uma UE sustentável após 2013", explicou a instituição.

O organismo será encarregado de definir as prioridades do PE para o próximo marco orçamentário, estimar a quantidade de dinheiro que a UE precisará para alcançar seus objetivos e definir a duração das próximas previsões financeiras.

Tradicionalmente, cada marco orçamentário é válido para sete anos (o atual vence em 2013), mas os parlamentares querem ajustar esse tempo para que coincida com os mandatos da Comissão Europeia (CE) e do próprio Parlamento, renovado a cada cinco anos.

A comissão, cuja composição será aprovará nesta quinta-feira, apresentará os resultados de seu trabalho em um relatório que deve ser aprovado pelo plenário antes de julho de 2011, quando a CE apresenta sua proposta para o próximo período financeiro.

A princípio, o primeiro encontro da nova comissão parlamentar será realizado no próximo mês em Estrasburgo (França) e nele os membros elegerão um presidente, um vice-presidente e um conferente para o relatório.

Acompanhe tudo sobre:EuropaOrçamento federalreformasUnião Europeia

Mais de Mundo

Qual visto é necessário para trabalhar nos EUA? Saiba como emitir

Talibã proíbe livros 'não islâmicos' em bibliotecas e livrarias do Afeganistão

China e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhado

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump