Mundo

Para Rússia, pedido dos EUA na ONU é "destrutivo"

Nesta semana a embaixadora norte-americana na ONU, Nikki Haley, disse que Washington está pedindo sessões de emergência sobre a República Islâmica na ONU

Putin e Trump: A Rússia considerou o pedido para uma reunião de emergência na ONU "prejudicial e destrutivo" (Carlos Barria/Reuters/Reuters)

Putin e Trump: A Rússia considerou o pedido para uma reunião de emergência na ONU "prejudicial e destrutivo" (Carlos Barria/Reuters/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 4 de janeiro de 2018 às 15h32.

Moscou - A Rússia considera uma proposta dos Estados Unidos para a realização de uma sessão extraordinária do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) a respeito dos tumultos no Irã "prejudicial e destrutiva", disse o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov, nesta quinta-feira, segundo a agência de notícias RIA.

"Não vemos nenhum papel para o Conselho de Segurança das Nações Unidas nesta questão", afirmou, de acordo com a agência. "Os assuntos domésticos do Irã não têm nada a ver com o papel do Conselho de Segurança das Nações Unidas".

Nesta semana a embaixadora norte-americana na ONU, Nikki Haley, disse que Washington está pedindo sessões de emergência sobre a República Islâmica na ONU em Nova York e no Conselho de Direitos Humanos da entidade em Genebra.Protestos contra o governo irromperam em cidades iranianas pequenas e grandes ao longo da última semana, e 21 pessoas já morreram nos distúrbios.

Comentando a possibilidade de novas sanções dos EUA contra Teerã, Ryabkov disse que tais métodos são "ilegítimos".A porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Heather Nauert, insinuou que o governo de seu país pode impor sanções a autoridades iranianas que reprimirem protestos pacíficos.

Mais cedo nesta quinta-feira Ryabkov disse que os EUA não deveriam interferir nos assuntos internos do Irã e que Moscou continua comprometida com o acordo internacional de 2015 para conter o programa nuclear do regime, que o presidente Donald Trump tem questionado.

 

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpONURússiaIrã - PaísConselho de Segurança da ONU

Mais de Mundo

Chefe de gabinete de premier britânico renuncia após escândalo de Epstein

Terremoto de 5,5 graus de magnitude atinge Cuba

Irã rejeita abrir mão do enriquecimento de urânio — mesmo em cenário de guerra

Tailândia encerra votação em eleições gerais e referendo sobre nova Constituição