Mundo

Papa será chamado somente de Francisco

Embora toda a mídia tenha chamado inicialmente o novo papa de Francisco I, ele será apenas o papa Francisco, conforme o Vaticano esclareceu algumas horas após sua eleição


	Jorge Mario Bergoglio é eleito novo papa, Francisco I
 (REUTERS/100eos1d)

Jorge Mario Bergoglio é eleito novo papa, Francisco I (REUTERS/100eos1d)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2013 às 00h28.

O novo papa, o ex-cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, se chamará simplesmente "papa Francisco" e não Francisco I, informou o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, na noite de quarta-feira.

Primeiro papa latino-americano e jesuíta, o ex-arcebispo de Buenos Aires é também o primeiro papa a escolher o nome de Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis.

O porta-voz do Vaticano, o também jesuíta padre Lombardi, ficou muito satisfeito nesta quarta-feira à noite com a escolha do nome de Francisco por se tratar de "uma grande testemunha do Evangelho".

"Ele não escolheu o nome de Ignácio (como Ignácio de Loyola, fundador da ordem dos jesuítas), ele quer dizer com isso que nós estamos a serviço da igreja", completou Lombardi.

É a primeira vez que um papa escolhe um nome inédito desde João Paulo I em 1978 (que havia escolhido esse nome em homenagem aos seus dois antecessores, João XXIII e Paulo VI).

Contudo, não é preciso acrescentar o número ordinal "primeiro". Ele será eventualmente chamado de Francisco I se um de seus sucessores decidir homenageá-lo escolhendo o mesmo nome.

Acompanhe tudo sobre:Igreja CatólicaPaíses ricosPapa FranciscoPapasVaticano

Mais de Mundo

Como a província chinesa de Fujian resolveu problemas de produção escassa de alimentos

Comunidade empresarial chinesa faz apelo aos EUA para cancelarem medidas de tarifas sobre produtos

Netanyahu nega propostas para governo civil palestino em Gaza

EUA afirma que China 'não pode ter' Rússia e Ocidente simultaneamente

Mais na Exame