Mundo

Papa diz que mundo está em guerra e não há justificativa

Francisco lembrou a aproximação do Natal, mas disse que todos os preparativos não irão refletir a verdade


	Papa Francisco: "Teremos luzes, festas, árvores luminosas e presépio. Tudo falso: o mundo continua fazendo guerras"
 (Max Rossi / Reuters)

Papa Francisco: "Teremos luzes, festas, árvores luminosas e presépio. Tudo falso: o mundo continua fazendo guerras" (Max Rossi / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2015 às 10h57.

Cidade do Vaticano - O papa Francisco lamentou que "o mundo inteiro está em guerra" e que "não existe uma justificativa para isso", na homilia que fez nesta quinta-feira na missa matinal na Capela da Casa Santa Marta.

"Uma guerra pode ser justificada - entre aspas - com muitas, muitas razões. Mas quando todo o mundo, como é hoje, está em guerra, todo o mundo: é uma guerra mundial - em pedaços: aqui, ali, lá, em todos os lugares ... - não há nenhuma justificativa. E Deus chora. Jesus chora", disse o pontífice.

Francisco lembrou a aproximação do Natal, mas disse que todos os preparativos não irão refletir a verdade.

"Teremos luzes, festas, árvores luminosas e presépio. Tudo falso: o mundo continua fazendo guerras. O mundo não entendeu o caminho da paz", afirmou.

Em um de suas homilias mais duras, ele destacou os malefícios da guerra.

"Em todo lugar existe guerra, hoje, existe ódio. O que permanece de uma guerra, desta, que estamos vivendo agora? O que resta? Ruínas, milhares de crianças sem educação, vários mortos inocentes e muito dinheiro no bolso dos traficantes de armas", ressaltou.

Segundo ele, enquanto uns fabricam armas, outros dão a vida para ajudar os demais "como fez um ícone do nosso tempo, Teresa de Calcutá".

"Nós fará bem também pedir a graça das lágrimas, por este mundo que não reconhece o caminho da paz. Quem vive para fazer a guerra, com o cinismo de dizer para não fazê-la. Peçamos a conversão do coração. Precisamente às portas deste Jubileu da Misericórdia, que o nosso júbilo, a nossa alegria sejam a graça que o mundo reencontre a capacidade de chorar pelos seus crimes, por aquilo que faz com as guerras", concluiu.

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoAtaques terroristasPaíses ricosGuerrasPapasPapa FranciscoAtentados em ParisVaticano

Mais de Mundo

Petro diz que Trump tem 'cérebro senil' após ser acusado de narcotráfico

Venezuela deve fornecer até 50 milhões de barris de petróleo aos EUA, diz Trump

Presidente interina da Venezuela diz que 'não há agente externo' governando o país

Trump considera usar Forças Armadas dos EUA para obter a Groenlândia, diz Casa Branca