Papa deseja sorte a Roma em candidatura olímpica

Papa brincou dizendo que não estará por perto para desfrutar de possíveis eventos no Vaticano

Cidade do Vaticano – O papa Francisco desejou sorte a Roma em sua candidatura a sede da Olimpíada de 2024, que pode incluir alguns eventos no Vaticano, mas depois brincou dizendo que não estará por perto para desfrutá-los.

Francisco, que fez 78 anos na quarta-feira, improvisou o comentário no final de seu discurso aos membros do Comitê Olímpico Nacional da Itália, nesta sexta-feira.

Depois de oferecer os “melhores votos para sua candidatura”, o papa, um grande torcedor de futebol, sorriu e acrescentou: “Mas não estarei por aqui”, despertando risos no grupo reunido em um salão do Vaticano.

A mídia italiana vem relatando que os organizadores olímpicos querem realizar algumas competições, como de arco e flecha e badminton, na Praça São Pedro, que faz fronteira com Roma mas está no território do Vaticano, que declarou que irá analisar os pedidos.

Em agosto, o papa, que parece estar com boa saúde, afirmou aos repórteres que espera “voltar à casa do Senhor” (Deus) em dois ou três anos.

Ele também declarou que não hesitaria em renunciar por motivos de saúde, como fez seu antecessor, Bento 16, mas assessores já disseram que ele provavelmente iria para um convento em sua Argentina natal, ao invés de permanecer no Vaticano, como Bento preferiu.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.