Mundo

Papa critica resistência a reformas necessárias no Vaticano

O pontífice argentino listou 12 diretrizes de reforma, incluindo uma coordenação melhor, dedicação ao serviço e abertura "aos sinais dos tempos"

Papa Francisco: em tom enfático, ele reconheceu que tem havido resistência de alguns membros egoístas da burocracia (Gregorio Borgia/Reuters)

Papa Francisco: em tom enfático, ele reconheceu que tem havido resistência de alguns membros egoístas da burocracia (Gregorio Borgia/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 22 de dezembro de 2016 às 18h01.

Cidade do Vaticano - O papa Francisco criticou a resistência interna "malévola" à sua campanha para reformar a burocracia do Vaticano nesta quinta-feira, e disse que leigos de ambos os sexos deveriam ocupar cargos altos se forem mais qualificados do que clérigos.

Pelo terceiro ano seguido, Francisco aproveitou suas saudações natalinas anuais à Cúria, o coração da burocracia da Igreja Católica, para passar um sermão aos cardeais, bispos e outros chefes de departamento a respeito da necessidade de mudança.

O pontífice argentino, que no discurso de 2014 disse que a Cúria dominada por italianos sofria de "Alzheimer espiritual", listou 12 diretrizes de reforma, incluindo uma coordenação melhor, dedicação ao serviço e abertura "aos sinais dos tempos".

Em tom enfático, ele reconheceu que tem havido resistência de alguns membros egoístas da burocracia, parte explícita, parte velada e parte hipócrita.

"Mas também tem havido uma resistência malévola", afirmou Francisco, que fez 80 anos na semana passada, aos cardeais, bispos e monsenhores congregados sob os afrescos da Sala Clementina do Vaticano.

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoNatalIgreja CatólicaVaticano

Mais de Mundo

Espanha confirma 72 mortos em tentativa de entrada em Ceuta pelo Marrocos

Trump diz que negociações com Irã serão retomadas nesta segunda após adiar ataque

Marrocos afirma que 40 mil pessoas chegaram à fronteira com Ceuta

Perfil de Maduro celebra diálogo entre governo e oposição na Venezuela