Mundo

Países do Leste aguardam recursos da União Européia

A partir de 2007, novos membros do bloco, como Polônia e República Tcheca, devem receber cerca de 20 bilhões de euros por ano

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Os países do leste europeu começam a se preparar para os recursos que a União Européia injetará na região, nos próximos anos. De acordo com o jornal americano The New York Times, a partir de 2007, os países ricos do oeste, liderados por Alemanha, França e Grã-Bretanha, devem investir cerca de 20 bilhões de euros por ano nas nações egressas do comunismo.

Os especialistas apostam que a maior parte do dinheiro irá para a Polônia, a maior e mais populosa nação do leste a ingressar na União Européia. Mas outros países da região também devem ser beneficiados. A República Tcheca, por exemplo, espera que os recursos repassados pelo bloco econômico representam cerca de 4% de seu Produto Interno Bruto.

"Queremos explorar todo o potencial da Europa, mas, devido à história política recente, temos profundas desigualdades", diz Danuta Hübner, comissário de políticas regionais da União Européia. "Todos cidadão tem o direito de se beneficiar do crescimento europeu".

O orçamento europeu para o período de 2007 a 2013 ainda contém muitas divergências entre alemães, britânicos e franceses os líderes do bloco. Mas é certo que os recursos irão, prioritariamente, para os antigos países comunistas. Nestas nações, a expectativa de novos recursos está gerando euforia, mas também muita discussão sobre como usá-los para assegurar competitividade e se desenvolver.

A Irlanda e a Espanha, cujo passado baseou-se na economia agrícola, usaram os investimentos do bloco para se estabilizar e hoje são duas das nações que mais crescem na Europa.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Trump faz 1º comício após ataque, em ginásio fechado; assista aqui

Israel bombardeia cidade do Iêmen após ataque de rebeldes huthis a Tel Aviv

Campanha de Biden ignora críticas e afirma que ele voltará à estrada em breve

Jovens da Venezuela se preparam para sua primeira eleição

Mais na Exame