Mundo

Otan volta a criticar concentração russa na fronteira

Secretário-geral da aliança exortou a Rússia a fazer suas tropas recuarem e começar um diálogo respeitando a soberania ucraniana

Manifestantes pró-Rússia fazem um protesto em um prédio do governo regional na cidade de Donetsk, no leste da Ucrânia (Gleb Garanich/Reuters)

Manifestantes pró-Rússia fazem um protesto em um prédio do governo regional na cidade de Donetsk, no leste da Ucrânia (Gleb Garanich/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2014 às 14h04.

Sofia - O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), general Anders Fogh Rasmussen, exortou a Rússia a fazer suas tropas recuarem da fronteira com a Ucrânia e começar um diálogo respeitando a soberania ucraniana.

O chefe da aliança disse que as tentativas da Rússia de desenhar novas linhas divisórias na Europa usando a força, de limitar a soberania da Ucrânia e de recriar uma nova esfera de influência sobre outros países são contrárias ao direito internacional.

Depois de se encontrar com o presidente da Bulgária, Rosen Plevneliev, ele afirmou que a Otan está tomando medidas para lidar com a instabilidade criada pelas ações "ilegítimas" da Rússia. Bulgária, Ucrânia e Rússia fazem fronteira com o Mar Negro.

Rasmussen pediu uma solução política para a crise, dizendo que a aliança não está discutindo uma ação militar sobre a Ucrânia. Ele também pediu uma interrupção nos cortes de orçamentos de Defesa. Na quinta-feira, o general havia visitado a República Checa. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaOtanRússiaCrise políticaUcrânia

Mais de Mundo

Vendas no varejo chinês atingem RMB 50,1 trilhões em 2025

Receita da indústria digital da China deve atingir RMB 38 trilhões em 2025

Trump diz que chegou a 'acordo' com a Otan sobre a Groenlândia e recua em tarifas à Europa

Arábia Saudita e outros países árabes aceitam entrar para Conselho de Paz para Gaza