Mundo

Otan convida Montenegro a se tornar seu 29º membro

Na última cúpula da Otan, no País de Gales em 2014, os líderes aliados pediram para que fosse tomada uma decisão sobre a adesão do Montenegro


	Jens Stoltenberg: “É um bom dia para Montenegro, para os Balcãs ocidentais e para toda a aliança”
 (John Thys/AFP)

Jens Stoltenberg: “É um bom dia para Montenegro, para os Balcãs ocidentais e para toda a aliança” (John Thys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2015 às 07h33.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Organização do Tratatado do Atlântico Norte (Otan) convidaram hoje (2) Montenegro (Sudeste europeu) a se juntar à aliança militar liderada pelos Estados Unidos, uma decisão contestada por Moscou, que a considera uma ameaça à estabilidade nos Balcãs.

“Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Otan tomaram a decisão histórica de iniciar negociações de adesão para que o Montenegro se torne o 29º membro”, disse secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg.

“É um bom dia para Montenegro, para os Balcãs ocidentais e para toda a aliança”, afirmou.

A “política de portas abertas” da Otan está inscrita no seu tratado de fundação, no qual assegura estar disposta a integrar “qualquer Estado que esteja em posição de cumprir os princípios do tratado e de contribuir para a segurança na zona do Atlântico Norte”.

Na última cúpula da Otan, no País de Gales em 2014, os líderes aliados pediram para que fosse tomada uma decisão sobre a adesão do Montenegro nesta reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros.

A partir de agora vai começar a negociação do protocolo de adesão, com a “integração plena” prevista para ocorrer de seis a nove meses mais tarde, segundo fontes diplomáticas.

Montenegro é um país candidato, que se uniu à associação pela paz da Aliança em 2006 – ano em que se separou da Sérvia – e que posteriormente foi convidado a entrar no plano de ação para a adesão em 2009.

Os últimos países a se unirem à Otan foram a Albânia e a Croácia em 2009, que tinham sido convidados na cúpula de Bucareste, em abril de 2008.

Além de Montenegro, são atualmente candidatos a Bósnia-Herzegovina, a Geórgia e a antiga República Iugoslava da Macedônia.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Otan

Mais de Mundo

Canadá reduz cota para veículos elétricos chineses após encontro em Pequim

China cria sistema digital para rastrear reciclagem de baterias de veículos elétricos

Trump elogia Corina e promete manter contato com opositora venezuelana

Governo dos EUA alerta companhias áreas sobre atividades militares na América Latina