Mundo

Otan abre centro de treinamento e Rússia fala em provocação

Stoltenberg, que visita a Geórgia desde quarta-feira, acompanhou a cerimônia ao lado do presidente georgiano e o primeiro-ministro


	O secretário-geral Jens Stoltenberg: A Geórgia, que tenta há vários anos entrar para a Otan, apesar da oposição da Rússia - país com o qual travou uma rápida guerra em 2008 - "tem todos os meios para progredir até uma adesão", disse
 (Emmanuel Dunand/AFP)

O secretário-geral Jens Stoltenberg: A Geórgia, que tenta há vários anos entrar para a Otan, apesar da oposição da Rússia - país com o qual travou uma rápida guerra em 2008 - "tem todos os meios para progredir até uma adesão", disse (Emmanuel Dunand/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2015 às 15h00.

A Otan abriu nesta quinta-feira um centro de treinamento na Geórgia, ex-república soviética do Cáucaso que aspira a uma adesão à Aliança, em meio aos protestos de Moscou, que denunciou uma "provocação".

O centro, inaugurado com grande pompa em Krtsanisi, perto de Tbilisi, "ajudará a Geórgia a prosseguir com os esforços para modernizar as Forças Armadas e torná-las mais forte ante os desafios do século XXI", declarou o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, na cerimônia de inauguração.

Stoltenberg, que visita a Geórgia desde quarta-feira, acompanhou a cerimônia ao lado do presidente georgiano Giorgi Margvelashvili e o primeiro-ministro Irakli Garibashvili.

A Geórgia, que tenta há vários anos entrar para a Otan, apesar da oposição da Rússia - país com o qual travou uma rápida guerra em 2008 - "tem todos os meios para progredir até uma adesão", disse Stoltenberg.

O ministério russo das Relações Exteriores chamou de "provocação" a abertura do centrou e acusou a Otan de tentar "ampliar sua zona de influência geopolítica".

"Este centro é um importante fator de desestabilização para a segurança regional", afirmou a porta-voz do ministério russo, Maria Zajarova.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaMetrópoles globaisOtanMoscouGeórgia (país)

Mais de Mundo

Trump ameaça Irã novamente e diz que 'grande força está a caminho'

Após Trump recuar em tarifas, UE avalia retomar votação do acordo comercial com os EUA

Governo dos EUA apresenta plano de desenvolvimento da 'Nova Gaza'

China lidera ranking global de indústrias mais avançadas