Mundo

Oposição reconhece CNS como 'representante' dos sírios

"A conferência decidiu que o CNS é o interlocutor formal e representante do povo sírio", informaram opositores em reunião em Istambul

A declaração ocorre após a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, pedir nesta terça-feira à oposição síria uma posição "unificada"  (©AFP / Bulent Kilic)

A declaração ocorre após a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, pedir nesta terça-feira à oposição síria uma posição "unificada" (©AFP / Bulent Kilic)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2012 às 18h55.

Istambul - A maioria dos representantes da oposição síria, reunida em Istambul, reconheceu o Conselho Nacional Sírio (CNS), principal coalizão da oposição, como o "representante formal" do povo sírio.

"A conferência decidiu que o CNS é o interlocutor formal e representante do povo sírio", informaram os participantes da reunião em uma declaração comum lida por Abdulrasak Eid ao final do encontro.

"Ficou acertado um compromisso para a restruturação do CNS e se decidiu formar uma comissão preparatória para reescrever os regulamentos do CNS", destaca a declaração, assinada pela maioria das correntes da oposição, exceto por parte das facções curdas.

Alguns grupos curdos rejeitam o texto por não fazer referência à questão curda na Síria, disse à AFP Talal Ibrahim Pacha al-Milli, do Conselho Nacional Curdo na Síria.

A declaração ocorre após a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, pedir nesta terça-feira à oposição síria uma posição "unificada" que proteja os direitos de todos os sírios.

Acompanhe tudo sobre:DitaduraPrimavera árabeSíria

Mais de Mundo

Agenda do G20 no Brasil entra na reta final; veja o que será debatido entre os líderes globais

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social