Exame Logo

ONU quer corredor humanitário após EUA intervir no Iraque

Dois aviões americanos lançaram ataques aéreos contra posições do Estado Islâmico no norte do Iraque nesta sexta-feira

O enviado especial da ONU ao Iraque, Nickolay Mladenov: ONU busca corredor humano no norte do Iraque (Haidar Hamdani/AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2014 às 11h43.

Bagdá - As Nações Unidas anunciaram nesta sexta-feira que estão trabalhando na abertura de um corredor humanitário no norte do Iraque para evacuar os civis vítimas da ofensiva jihadista.

"Enquanto os ataques aéreos prosseguem, a ONU no Iraque prepara de forma emergencial um corredor humanitário que permitirá evacuar os civis", afirmou Nickolay Mladenov, representante especial das Nações Unidas em Bagdá .

Veja também

Dois aviões americanos lançaram ataques aéreos contra posições do Estado Islâmico no norte do Iraque depois que a artilharia disparou perto de funcionários americanos em Erbil, informou o Pentágono nesta sexta-feira.

O ataque foi realizado por dois aviões caça-bombardeiros F/A 18 que lançaram bombas de 250 quilos contra uma peça de artilharia móvel do Estado Islâmico no Iraque, disse o Pentágono.

Após a ação americana contra as posições jihadistas, o chefe de equipe do exército iraquiano disse esperar que as tropas federais e as forças curdas peshmergas recuperem grandes extensões de terra.

Na noite de quinta-feira, quando as forças curdas haviam se retirado, os jihadistas tomaram posições em Qaraqosh, situada entre Mossul, a segunda cidade do país e em poder do Estado Islâmico, e Erbil.

Obama havia advertido na quinta-feira os extremistas sunitas que em caso de avanço sobre Erbil seriam alvos de ataques aéreos americanos.

Acompanhe tudo sobre:BagdáEstado IslâmicoEstados Unidos (EUA)IraqueIslamismoONUPaíses ricos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame