Mundo

ONS espera mais chuva no Sudeste; preço de energia cai 43,5%

O preço base para formar o custo da energia no curto prazo recuou de 312,87 para 176,85 reais por megawatt-hora para a semana de 2 a 8 de fevereiro


	Energia elétrica: o ONS previu um volume elevado de chuva para diversas bacias da região Sudeste/Centro Oeste
 (Matt Cardy/Getty Images)

Energia elétrica: o ONS previu um volume elevado de chuva para diversas bacias da região Sudeste/Centro Oeste (Matt Cardy/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2013 às 16h20.

São Paulo - O Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), que serve como base para formação de preço de energia de curto prazo, caiu 43,5 por cento para a semana de 2 a 8 de fevereiro, na qual o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) espera volume elevado de chuvas em bacias da região Sudeste, o que favorece os reservatórios das hidrelétricas.

O PLD caiu de 312,87 reais por megawatt-hora (MWh) na semana em vigor, na carga média, para 176,85 reais por MWh, para a próxima semana, segundo dados no site da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (Aneel), nesta sexta-feira.

O ONS espera volume elevado de chuva na próxima semana para região Sudeste/Centro Oeste, segundo as informações do Sumário Executivo do Programa Mensal de Operação (PMO) para a semana de 2 a 8 de fevereiro.

"A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) voltará a se configurar sobre as regiões SE/CO, ocasionando totais elevados de precipitação em parte da bacia do rio Paranapanema e nas bacias dos rios Tietê, Grande, Paraíba do Sul, Doce, Manso, Tocantins e no alto e médio São Francisco", informou o ONS.

"Nas demais bacias do SIN, a previsão é de totais muito baixos ou de ausência de precipitação", acrescenta no relatório.

Diante da situação metereológica, o ONS estima que as afluências aumentem nas regiões Sudeste/Centro Oeste, Nordeste e Norte. Já na região Sul, a previsão é de afluência estável.

O ONS resolveu também manter a geração térmica da ordem de 14.300 MW médios para a semana que vem. O operador estima um aumento de 1,3 por cento na carga do SIN par o mês de fevereiro ante mesmo período do ano passado.

O nível dos reservatórios na região Sudeste/Centro-Oeste está em 37,46 por cento do armazenamento. No Sul, as represas acumulam armazenamento de 43,77 por cento, enquanto no Norte o nível é de 51,08 por cento e no Nordeste é de 32,86 por cento.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasEnergiaEnergia elétricaONSServiços

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles