Mundo

ONG condecora árvores que sobreviveram à urbanização de SP

Para chamar a atenção da população para a importância do verde nas cidades, a SOS Mata Atlântica lançou a campanha “Veteranas de Guerra”


	Campanha "Veteranas de guerra" da SOS Mata Atlântica:  ONG condecorou com medalhas e placas de bronze 20 árvores centenárias de São Paulo
 (Divulgação)

Campanha "Veteranas de guerra" da SOS Mata Atlântica:  ONG condecorou com medalhas e placas de bronze 20 árvores centenárias de São Paulo (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2012 às 16h08.

São Paulo - Originalmente coberta 100% pela vegetação da Mata Atlântica, a cidade de São Paulo possui hoje apenas 17,5% do bioma em seu território. A perda do verde na capital paulista aconteceu, sobretudo, por conta da urbanização desordenada e para chamar a atenção dos cidadãos para isso, a Fundação SOS Mata Atlântica lançou a campanha Veteranas de Guerra.

Com a consultoria de Ricardo Cardim, biólogo, ambientalista e fundador da Associação Amigos das Árvores de São Paulo*, a ONG escolheu 20 das mais antigas árvores da capital paulista para serem condecoradas por resistirem às ações do homem. As plantas, espalhadas por diferentes regiões de São Paulo, receberam medalhas de honra e placas de bronze em agradecimento aos serviços prestados à população.

Entre as espécies centenárias escolhidas pela SOS Mata Atlântica estão jatobás, ceboleiros, figueiras e jequitibás. De acordo com a ONG, a mais antiga árvore que participa da campanha é a Figueira das Lágrimas, localizada no Sacomã, na zona sul da capital. Com mais de 200 anos de idade, a planta está em um local onde, no século 19, havia uma estrada que ligava o Porto de Santos a São Paulo. Segundo a SOS Mata Atlântica, até mesmo Dom Pedro I passou por essa figueira antes de proclamar a Independência em 1822.

Você também pode participar

Criada pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi, a campanha conta com o site Veteranas de Guerra, em que, além de conhecer as 20 plantas centenárias da iniciativa, o internauta pode denunciar locais onde as árvores estão esquecidas. Basta fotografar a planta que está mal cuidada e enviar a foto para a SOS Mata Atlântica, junto com um formulário. A denúncia será enviada, por e-mail, aos responsáveis pela preservação do meio ambiente da sua cidade para que a situação seja resolvida e você se tornará padrinho e monitor daquela árvore.

Conheça, na nossa galeria de imagens, dez das 20 árvores mais antigas da cidade de São Paulo que foram condecoradas pela campanha Veteranas de Guerra.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMeio ambienteMetrópoles globaisONGssao-paulo

Mais de Mundo

Milei tira monopólio em aeroportos e alerta Aerolíneas: “ou privatiza ou fecha”

Sinos da Notre Dame tocam pela primeira vez desde o incêndio de 2019

França busca aliados europeus para ativar veto ao acordo UE-Mercosul

Putin não vê chances de relações normais com Ucrânia se ela não desistir de aderir à Otan