Mundo

OMS: risco da crise nuclear para a saúde pública é mínimo

Informações da entidade mostram que 22 pessoas foram contaminadas com baixo nível de radiação até agora

Dona de uma casa destruída pelo tsunami, na cidade de Minamisanriku (AFP/Jiji Press)

Dona de uma casa destruída pelo tsunami, na cidade de Minamisanriku (AFP/Jiji Press)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2011 às 15h06.

Genebra - Os riscos para a saúde pública causados pelos vazamentos radioativos ocorridos nas centrais nucleares do Japão são mínimos, afirmou nesta segunda-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS), no momento em que a preocupação aumenta, ante a ameaça nuclear.

"Segundo o que sabemos no momento sobre os níveis de radioatividade, o risco de saúde pública é mínimo para o Japão", declarou um porta-voz da OMS, Gregory Hartl, indagado pela AFP.

"Isso quer dizer que se alguém for afetado, os riscos não serão muito grandes", acrescentou.

Hartl enfatizou que há poucas radiações oriundas do vazamento de vapor dos reatores nucleares avariados no Japão.

"Além disso, todo mundo já foi evacuado quando ocorreram os diferentes incientes".

Segundo a OMS, no momento apenas 22 pessoas residentes nos arredores da centrais nucleares registraram "baixos de níveis de radiação".

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaDesastres naturaisTerremotosSaúdeJapãoacidentes-nucleares

Mais de Mundo

Ucrânia vive a maior onda de protestos desde o início da guerra contra a Rússia

França avança para proibir redes sociais a menores de 15 anos

Novo premiê do Reino Unido promete 'reconstruir' o país em 10 anos

Temporal no Chile deixa cinco mortos e cerca de 100 mil pessoas isoladas