Mundo

Obama viaja à África do Sul após visita ao Senegal

Presidente deixou o Aeroporto Internacional de Dacar nesta sexta-feira rumo à África do Sul, a segunda parada de sua viagem pelo continente africano


	Barack Obama cumprimenta presidente do Senegal, Macky Sall: Obama e Sall renderam tributo a Nelson Mandela, um "herói para o mundo"
 (Saul Loeb/AFP)

Barack Obama cumprimenta presidente do Senegal, Macky Sall: Obama e Sall renderam tributo a Nelson Mandela, um "herói para o mundo" (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2013 às 10h05.

Dacar - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deixou o Aeroporto Internacional de Dacar nesta sexta-feira rumo à África do Sul, a segunda parada de sua viagem pelo continente africano, que começou na quarta-feira no Senegal.

Obama, que viaja acompanhado pela mulher, Michelle, e pelas filhas Sasha e Malia, se despediu do presidente do Senegal, Macky Sall, e sua esposa, Marieme, e às 11h local (8h, horário de Brasília).

Em seu último ato no Senegal, Obama compareceu a uma reunião sobre segurança alimentar pouco antes de partir rumo à África do Sul, país que permanece na expectativa pela saúde do ex-presidente Nelson Mandela, internado em estado crítico desde domingo.

A princípio, está previsto que Obama não visite Mandela, segundo anunciou o Governo sul-africano.

Ontem, Obama se reuniu com o presidente do Senegal, Macky Sall, após ambos os líderes avaliarem positivamente as discussões mantidas em entrevista coletiva oferecida perante centenas jornalistas credenciados para a cobertura da visita.

Obama e Sall renderam tributo a Nelson Mandela, um "herói para o mundo", e somaram sua voz às orações do povo sul-africano pela saúde do símbolo da luta contra o regime racista do apartheid.

O presidente americano participou também de uma reunião com altos responsáveis de instituições judiciais de 10 países africanos e com representantes da sociedade civil senegalesa.


A visita da Casa dos Escravos de ilha de Goree, um dos principais ponto de saída de milhões de deportados rumo a América entre os séculos XVI e XIX, foi também um ato destacado do programa de Obama.

"A visita de Goree me permitiu entender os sofrimentos dos escravos. É para mim uma motivação na luta pelos direitos humanos", comentou Obama, em declarações reproduzidas hoje pela imprensa local.

Ontem à noite, o casal presidencial senegalês ofereceu um jantar de gala a Barack e Michelle Obama nos salões do palácio da república, que contou com um show do astro da música senegalesa e ministro de Turismo Youssou Ndour, relatou hoje a imprensa local.

Obama, que tem prevista sua chegada hoje pela tarde à África do Sul, permanecerá no país dois dias, antes de ir para Tanzânia, última parada de sua viagem pela África Subsaariana.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁfrica do SulBarack ObamaDiplomaciaPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Avião fabricado pela Embraer cai no Cazaquistão com 67 pessoas a bordo

Papa faz apelo para Ucrânia e Gaza, que passam por 'situação humanitária muito grave'

Deixem o canal': panamenhos protestam contra Trump em frente à embaixada dos EUA

Congresso do Peru investiga escândalo por suposta rede de prostituição internacional