Mundo

Obama e Hollande ressaltam compromisso de acordo climático

Os presidentes dos EUA e da França ressaltaram o compromisso "pessoal" de conseguir um acordo "ambicioso e durável" sobre a mudança climática em cúpula


	Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, François Hollande: Obama e Hollande conversaram hoje sobre o encontro de Paris
 (REUTERS/Kevin Lamarque)

Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, François Hollande: Obama e Hollande conversaram hoje sobre o encontro de Paris (REUTERS/Kevin Lamarque)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2015 às 16h57.

Washington - Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, François Hollande, ressaltaram nesta sexta-feira o compromisso "pessoal" de conseguir um acordo "ambicioso e durável" sobre a mudança climática na cúpula que será realizada em Paris a partir de 30 de novembro, segundo a Casa Branca.

Obama e Hollande conversaram hoje por telefone sobre o encontro de Paris e ressaltaram a "determinação de trabalhar juntos" para conseguir esse acordo, indicou um comunicado da presidência americana.

O presidente americano deve marcar presença na Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP21), que visa fechar um acordo global para a redução de emissões. Na semana passada, ao antecipar sua participação na cúpula, Obama insistiu que é preciso agir "aqui e agora" para conter o aquecimento global.

Além disso, o líder americano anunciou sua rejeição à construção do polêmico oleoduto Keystone, pensado para transportar petróleo do Canadá ao Texas, e argumentou que esse projeto "teria comprometido a liderança" dos EUA em nível mundial na luta contra a mudança climática.

Obama e Hollande também falaram sobre a cúpula do G20 (as 20 maiores economias do mundo), à qual ambos comparecerão neste fim de semana na cidade de Antalya, na Turquia.

Obama, Hollande e os líderes de Alemanha, Reino Unido e Itália preveem realizar uma reunião para debater a luta contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI) e a situação na Ucrânia, segundo antecipou a Casa Branca. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaClimaEstados Unidos (EUA)EuropaFrançaFrançois HollandePaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia