Mundo

O que é PETN, químico altamente explosivo que pode ter sido usado em pagers do Hezbollah

Esse material é conhecido por ser um dos explosivos mais poderosos, sendo sensível ao calor, impacto e fricção

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 20 de setembro de 2024 às 10h19.

Tudo sobreHezbollah
Saiba mais

As baterias dos walkie-talkies usados pelo grupo armado libanês Hezbollah, que explodiram nesta semana, estavam impregnadas com um composto altamente explosivo conhecido como PETN, disse uma fonte libanesa à Reuters. Segundo a fonte, a forma como o material explosivo foi integrado ao pacote de baterias tornava extremamente difícil sua detecção.

A fonte libanesa afirmou que as explosões ocorreram mesmo em casos em que o pacote de baterias estava separado do restante do dispositivo, indicando que o explosivo foi instalado nas baterias e não no espaço interno dos dispositivos.

O PETN é um composto químico altamente explosivo, amplamente utilizado em explosivos militares, civis e dispositivos detonadores. Esse material é conhecido por ser um dos explosivos mais poderosos, sendo sensível ao calor, impacto e fricção.

O componente é frequentemente usado em explosivos plásticos (como o C-4), cordéis detonantes e em cargas explosivas. Sua alta estabilidade em condições normais o torna fácil de armazenar, mas também muito difícil de detectar quando disfarçado em dispositivos como baterias, razão pela qual é frequentemente usado em atentados terroristas.

Ou seja, o PETN é extremamente poderoso, sendo mais forte que a nitroglicerina e a TNT. Sua alta velocidade de detonação e a capacidade de ser moldado em formas compactas fazem dele uma escolha popular para explosivos militares e detonadores precisos.

Além de suas aplicações em explosivos, o PETN também tem sido utilizado em pequenas quantidades em medicina, especificamente no tratamento de certas condições cardíacas, como vasodilatador.

 

Acompanhe tudo sobre:HezbollahOriente Médio

Mais de Mundo

Sobe para cinco o número de mortos em ataque a Mercado de Natal na Alemanha

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento