Exame Logo

Número de mortos na Espanha por coronavírus supera 20 mil

No Reino Unido, a rainha Elizabeth II anunciou que não realizará a "Salva de tiros" por seu aniversário ao considerar que a comemoração não seria apropriada

Espanha: país é o segundo mais castigado no mundo pelo novo coronavírus (Martí Navarro/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de abril de 2020 às 11h42.

Última atualização em 20 de abril de 2020 às 17h31.

A Espanha registrou 565 mortes devido ao novo coronavírus (covid-19) nas últimas 24 horas, atingindo um total de 20.043 óbitos no país, de acordo com o Ministério da Saúde local. São 4.499 novos casos positivos, num total de 191.726, confirmaram as autoridades. Desde o início da pandemia, 74.662 pessoas foram consideradas curadas.

Globalmente, de acordo com dados compilados pela Universidade Johns Hopkins, o número de mortos pelo novo coronavírus (Covid-19) soma 154.694 e o de contaminações já é de 2,259 milhões. Outras 574.044 pessoas já se recuperaram da doença.

Veja também

Reino Unido

Já no Reino Unido foram registradas mais 888 mortes nas últimas 24 horas, elevando o total de mortes no país para 15.464. O número é superior ao registrado ontem, de 847 mortes, de acordo com a Associated Press. A rainha Elizabeth II anunciou hoje que não realizará a tradicional "Salva de tiros" por seu aniversário, ao considerar que a comemoração não seria apropriada, segundo informou uma fonte à rede de televisão CNN. A rainha completa 94 anos em 21 de abril.

O anúncio segue a confirmação, mais cedo, pelo Palácio de Buckingham do cancelamento da tradicional parada anual que marca o aniversário da rainha - conhecida como Saudação das Cores (Trooping the Colour), prevista para meados de junho.

No Japão, o número de casos confirmados de covid-19 subiu para 10 mil neste sábado, de acordo com informações da emissora pública japonesa NHK, dias após o governo decidir estender o estado de emergência para todo o país em uma tentativa de conter o ritmo de contágio da vírus.

 

Na sexta-feira, o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe fez um apelo a toda a nação para que fiquem em casa após o número de novos casos bater novo recorde na capital, Tóquio, e temores de colapso do sistema de saúde em áreas rurais, onde grande parte da população é idosa.

O país registrou até o momento 200 mortes por covid-19, mas Tóquio segue como a área mais atingida. Neste sábado, a cidade registrou 181 novos casos de infecção, segundo a NHK. Ontem, a capital japonesa reportou 201 novos casos - um novo recorde.

No Irã, nas últimas 24 horas foram registradas mais 73 mortes por covid-19, atingindo um total de 5.031 mortos neste sábado, de acordo com o porta-voz do Ministério da Saúde do país, Kianush Jahanpour, em uma rede de televisão estatal. O número oficial de mortes diárias no país caiu para abaixo de 100 em 14 de abril e permanece nesse patamar pelo quinto dia consecutivo.

O total de pessoas diagnosticadas com a doença no Irã atingiu 80.868, com o país reportando 1.374 novos casos nas últimas 24 horas, acrescentou o porta-voz.

As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus :

 

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEspanhaMortesReino Unido

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame