Mundo

Novo ministro não deixou saudades no Itamaraty

Obcecado por construir uma política externa 'independente' das grandes potências, Amorim levou a diplomacia a situações constrangedoras

Celso Amorim terá como missão dar fim ao processo de escolha dos caças  (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

Celso Amorim terá como missão dar fim ao processo de escolha dos caças (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2011 às 20h54.

Celso Amorim nasceu em Santos (SP), tem 69 anos de idade e é diplomata desde 1965. Ele havia deixado o governo com o fim do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cuja gestão comandou o Ministério de Relações Exteriores. Antes disso, havia chefiado o Itamaraty também na gestão de Itamar Franco.

Amorim foi o artífice do alinhamento brasileiro a algumas das piores ditaduras do globo durante o governo Lula. Também guiou a política externa para uma constrangedora proximidade com o regime nuclear do Irã, cujo ápice da insensibilidade foi a recusa brasileira em condenar o apedrejamento de mulheres no país islâmico.

A leniência diante do ataque boliviano às refinarias da Petrobras foi outra marca do mandato de Amorim. Na gestão dele, o Brasil acelerou o contato com organismos multilaterais como tentativa de criar um eixo alternativo no cenário de poder global. Apesar de alguns avanços, o Itamaraty gastou tempo e energia com empreitadas com pouco futuro, como a Unasul do ditador venezuelano Hugo Chavez.

Missões - Filiado ao PT, Amorim deixou o cargo na gestão de Dilma Rousseff para dar lugar a Antonio Patriota, que deu um perfil mais moderado à política externa.

Na Defesa, Amorim terá como uma das principais missões dar fim ao longo processo de escolha dos caças que irão substituir parte dos aviões de combate da Aeronáutica. O governo tem adiado a compra, especialmente depois do corte orçamentário implementado pelo governo Dilma Rousseff.

Acompanhe tudo sobre:Celso AmorimGoverno DilmaMinistério da DefesaPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Mundo

Senador nos EUA propõe recompensa de mil dólares por denúncia de imigrantes irregulares

Benjamin Netanyahu rejeita interromper guerra em Gaza 'agora'

Ministro da economia espanhol diz que UE só importará 'um bife por pessoa ao ano' do Mercosul

Governo brasileiro evacua embaixada em Damasco após invasão a consulados