Mundo

Novo ataque do Boko Haram deixa dezenas de mortos na Nigéria

Os moradores que conseguiram fugir para Damaturu relataram que a maioria dos mortos foram baleados ou afogados em um rio próximo


	Pessoas se preparam para fugir de um vilarejo: sobreviventes do ataque situam o número de mortos em mais cem, muitos dos corpos foram levados pela correnteza
 (Madjiasra Nako/Reuters)

Pessoas se preparam para fugir de um vilarejo: sobreviventes do ataque situam o número de mortos em mais cem, muitos dos corpos foram levados pela correnteza (Madjiasra Nako/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2015 às 13h59.

Damaturu - Dezenas de pessoas morreram na semana passada após um ataque do Boko Haram no remoto vilarejo de Kukuwa Gary, no estado nigeriano de Yobe, conforme informaram nesta terça-feira várias testemunhas do ataque.

Os moradores que conseguiram fugir para Damaturu, capital do estado, relataram que a maioria dos mortos, em grande parte mulheres e crianças, morreram baleados ou afogados em um rio próximo quando tentavam fugir dos insurgentes.

"Eles chegaram em grande número e começaram a disparar de maneira esporádica, por isso as pessoas se assustaram e fugiram da aldeia. Muitos morreram tentando atravessar o rio, que descia em grande volume pelas chuvas", explicou Ahmad Umar com o auxílio de um tradutor.

Os sobreviventes do ataque situam o número de mortos em mais cem, com base em uma estimativa das pessoas que conseguiram atravessar até a outra margem, mas será difícil estabelecer um número exato porque muitos dos corpos foram levados pela correnteza.

"Não tivemos outra opção a não ser tentar nadar até o outro lado, apesar de ser muito perigoso, porque o Boko Haram nos mataria com suas armas", declarou Mouktar Ibrahim, outro morador de Kukuwa Gary.

As autoridades locais de Yobe, que confirmaram o ataque, também não puderam dar números oficiais.

O Boko Haram realizou dezenas de ataques e atentados suicidas neste ano que causaram a morte de mais de 2 mil pessoas, a maioria no nordeste do país, região mais afetada pela insurgência do grupo.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaAtaques terroristasBoko HaramNigériaTerrorismo

Mais de Mundo

Bandeira invertida coloca Suprema Corte dos EUA em apuros

Primeiro-ministro eslovaco passa por nova cirurgia e segue em estado grave

Vaticano alerta contra episódios imaginários relacionados a milagres e aparições

Governo Biden quer reclassificar maconha como droga de menor risco

Mais na Exame