Mundo

Novas forças assumem papel de sustentação da economia industrial da China

As exportações industriais estão melhorando em qualidade, com um crescimento interanual de 61,6% nas exportações veículos de nova energia, baterias de íon-lítio e células solares, no primeiro semestre

Fábrica de smartphone em Ganzhou, na China (Zhu Haipeng/Getty Images)

Fábrica de smartphone em Ganzhou, na China (Zhu Haipeng/Getty Images)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 20 de julho de 2023 às 18h42.

Neste ano, a economia industrial da China manteve o ímpeto de recuperação e desenvolvimento. De acordo com os dados do Escritório Nacional de Estatísticas, no primeiro semestre, o valor adicionado das indústrias de escala acima do limite cresceu 3,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, acelerando 0,8 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre. Em maio e junho, o crescimento interanual foi de 3,5% e 4,4%, respectivamente, mostrando uma tendência de recuperação mês a mês.

As exportações industriais estão melhorando em qualidade, com um crescimento interanual de 61,6% nas exportações veículos de nova energia, baterias de íon-lítio e células solares, no primeiro semestre. A margem de lucro das empresas tem melhorado gradualmente, com a redução contínua das quedas nos lucros nos últimos três meses e um crescimento interanual de 15,2% nos lucros do setor de fabricação de equipamentos em maio.

Os investimentos nas novas indústrias de energia continuam aumentando, com um crescimento interanual de 14,4% nos investimentos em fabricação de equipamentos no primeiro semestre. Os setores de fabricação de automóveis, máquinas elétricas e equipamentos apresentaram crescimentos interanuais de 20% e 38,9%, respectivamente.

Aceleração de manufatura inteligente

Aproveitando a plataforma de fabricação inteligente 4.0 da Wave Computing Haiyue, a China Railway Equipment está se transformando em uma fábrica digital, aumentando a eficiência de produção em 10% a 15%, reduzindo o ciclo de entrega de produtos em 5% a 10% e diminuindo os custos gerais em 3% a 5%. Até o momento, quase 8 mil fábricas digitais e inteligentes foram construídas em várias regiões. Essas fábricas modelo reduziram em média o ciclo de desenvolvimento de produtos em 20,7%, aumentaram a eficiência de produção em média 34,8%, reduziram a taxa média de produtos defeituosos em 27,4% e diminuíram em média 21,2% as emissões de carbono.

A China acelerará a implementação de políticas e apoiará ativamente as principais províncias industriais para desempenhar um papel de liderança, concentrando-se em empresas-chave na cadeia industrial e empresas especializadas em tecnologias avançadas e produtos inovadores, estabelecendo mecanismos de comunicação e resolução de problemas efetivos para impulsionar ainda mais o dinamismo das entidades econômicas.

Fonte: Xinhua News

Imagem principal: Guo Xulei/Xinhua

Acompanhe tudo sobre:ChinaIndústriaTecnologias limpasEnergia renovávelCarros elétricos

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos