Mundo

Morre rei Abdullah, da Arábia Saudita, diz TV estatal

O rei Salman, irmão do falecido rei Abdullah, nomeou Muqrin como príncipe herdeiro e sucessor

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2015 às 21h08.

Riad - Morreu o rei Abdullah, da Arábia Saudita, afirmou a televisão estatal na manhã de sexta-feira (horário local), e o irmão dele, Salman, assumiu o reinado, de acordo com um comunicado atribuído ao próprio Salman.

O rei Salman nomeou Muqrin como príncipe herdeiro e seu sucessor.

"Sua Alteza Salman bin Abdulaziz Al Saud e todos os membros da família e da nação lamentam (a perda do) Guardião das Duas Mesquitas Sagradas, rei Abdullah bin Abdulaziz, que morreu exatamente à 1h desta manhã", disse o comunicado.

Abdullah, que teria nascido em 1923, governava a Arábia Saudita como rei desde 2006, mas liderou o país como governante de facto durante os dez anos anteriores, depois que seu antecessor, rei Fahd, sofreu um derrame que o enfraqueceu.

Está em jogo, junto à nomeação de Salman como rei, a futura direção do mais importante aliado árabe dos Estados Unidos num momento de turbulência sem precedentes em todo o Oriente Médio.

Abdullah desempenhou um papel importante no apoio da Arábia Saudita, de maioria sunita, ao governo do Egito depois da intervenção militar em 2012 e liderou o suporte do seu país à rebelião contra o presidente da Síria, Bashar al-Assad.

O rei Salman, que deve ter 79 anos, era príncipe herdeiro e ministro da Defesa desde 2012. Ele governou a província de Riad nas cinco décadas anteriores.

Ao nomear imediatamente Muqrin como seu herdeiro, o que está sujeito à aprovação do conselho familiar, Salman agiu rápido para evitar especulações sobre a sucessão real no maior país exportador de petróleo do mundo.

A Arábia Saudita, que detém mais de um quinto das reservas de petróleo do planeta, também exerce alguma influência sobre a comunidade de 1,6 bilhão de muçulmanos por abrigar Meca e Medina, os locais mais sagrados do Islã.

*Atualizada às 22h08 do dia 22/01/2014

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaMortesReligião

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia