Mundo

Emocionado, Obama encerra campanha em Iowa e relembra 2008

Depois de dois dias de viagem quase ininterruptos pelos Estados decisivos de Ohio, Flórida, Colorado, New Hampshire e Wisconsin, Obama terminou a campanha em Des Moines


	 

	Obama em Des Moines: voz fraquejou e enxugou lágrimas dos olhos ao refletir sobre aqueles que o ajudaram em sua campanha
 (Jason Reed/Reuters)

  Obama em Des Moines: voz fraquejou e enxugou lágrimas dos olhos ao refletir sobre aqueles que o ajudaram em sua campanha (Jason Reed/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2012 às 07h47.

Des Moines - O presidente dos EUA, Barack Obama, encerrou com emoção seu último evento de campanha na segunda-feira em Iowa, lugar onde lançou a primeira candidatura para a Casa Branca e que pode ser a chave para seu futuro político.

Depois de dois dias de viagem quase ininterruptos pelos Estados decisivos de Ohio, Flórida, Colorado, New Hampshire e Wisconsin, Obama terminou a campanha em Des Moines com um discurso que relembrou a vitoriosa campanha de 2008.

"Eu voltei para Iowa para pedir seu voto mais uma vez. Voltei para pedir a vocês para nos ajudar a terminar o que começamos, porque este é o lugar onde nosso movimento por mudança começou", disse a uma multidão de cerca de 20.000 pessoas.

A voz de Obama fraquejou e ele enxugou lágrimas de seus olhos ao refletir sobre aqueles que o ajudaram em sua campanha.

O comício durante a noite foi o último esforço para a reeleição de Obama em 2012. Ao contrário de seu rival republicano Mitt Romney, que tem paradas planejadas na Pensilvânia e Ohio no dia da eleição, Obama está programado para passar toda a terça-feira em sua cidade natal, Chicago.

Em 2008, Iowa impulsionou Obama para a nomeação presidencial democrata quando o apoiou durante as primárias do Partido Democrata. Obama venceu a então rival Hillary Clinton para a nomeação de seu partido e depois superou o senador republicano John McCain para chegar à Casa Branca.

Este ano Iowa é outro Estado indefinido, com seis votos no Colégio Eleitoral que poderiam dar-lhe a vantagem na corrida contra Romney, ex-governador de Massachusetts.

Obama contou a história da mulher que criou o canto "Fired up, and ready to go". Essa frase veio a simbolizar a campanha de 2008.

"Isso mostra o que uma voz pode fazer. Uma voz pode mudar uma sala. E se pode mudar uma sala, pode mudar uma cidade. E se pode mudar uma cidade, pode mudar um Estado. E se pode mudar um Estado, pode mudar uma nação. E se pode mudar uma, pode mudar o mundo", disse.

"Iowa, em 2008, sua voz mudou o mundo." A primeira-dama Michelle Obama, que já cruzou os Estados Unidos comandando eventos políticos para o marido, juntou-se ao presidente para o comício.

"Verdadeiramente, este é o lugar onde tudo começou -- bem aqui", disse ela em meio a aplausos da multidão.

Obama viajou para Iowa 12 vezes este ano, segundo a sua campanha.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasPersonalidadesPolíticaPolíticos

Mais de Mundo

Eleições Venezuela: após Maduro falar em "banho de sangue", González Urrutia agradece Lula por apoio

Kamala Harris obtém delegados suficientes para confirmar candidatura um dia após Biden desistir

Kamala associa Trump a abusadores e golpistas em 1º comício após desistência de Biden

Kamala bate recorde de doações, conquista delegados e deve fechar nomeação nesta semana

Mais na Exame