Mundo

Noruega estabelece restrições parciais de tráfego aéreo devido a vulcão

Na Islândia reabriu o tráfego aéreo na noite de ontem, após um dia fechado com a nuvem de cinzas vinda da erupção vulcânica

A conexão aérea ente a Noruega continental e o arquipélago de Svalbard, situado no Ártico, permanece fechada desde a noite de ontem (AFP)

A conexão aérea ente a Noruega continental e o arquipélago de Svalbard, situado no Ártico, permanece fechada desde a noite de ontem (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2011 às 07h23.

Copenhague - As autoridades norueguesas decretaram nesta terça-feira o fechamento parcial do tráfego aéreo em partes do sudoeste do país devido à nuvem de cinzas procedente da erupção do vulcão islandês Grimsvötn.

O tráfego aéreo na área entre Sola e Karmoey permanece fechado desde as 3h de Brasília e espera-se que a nuvem alcance Kjevik depois das 9h, informou a Avinor, a entidade estatal que controla o tráfego aéreo e os aeroportos noruegueses.

A Avinor assinalou que é permitido voar com concentrações médias de cinza, mas que as companhias aéreas precisam de uma permissão da Autoridade Civil Aérea para isso.

A conexão aérea ente a Noruega continental e o arquipélago de Svalbard, situado no Ártico, permanece fechada desde a noite de ontem.

Espera-se que o restante do tráfego aéreo no país escandinavo funcione normalmente durante o resto do dia, segundo a Avinor.

As autoridades dinamarquesas fecharam desde a 1h de Brasília até as 7h uma pequena parte do espaço aéreo no noroeste do país e abaixo dos 6 mil metros, enquanto a proibição de voos se mantém há um dia em uma zona do leste da Groenlândia, território autônomo dinamarquês.

A Islândia reabriu o tráfego aéreo em seus principais aeroportos na noite de ontem, após permanecer um dia fechado pela nuvem de cinzas.

O Grimsvötn, o vulcão mais ativo da Islândia, entrou em erupção no sábado.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoDesastres naturaisEuropaIslândiaPaíses ricosSetor de transporteVulcões

Mais de Mundo

Após Trump ameaçar tomar Groenlândia, Dinamarca diz "estar aberta ao diálogo" sobre Ártico

Incêndios florestais da Califórnia são visíveis para passageiros pousando em Los Angeles; veja vídeo

China intensifica esforços de resgate após terremoto que deixou 126 mortos no Tibete

Steve Bannon critica Musk e diz que buscará expulsá-lo da Casa Branca antes da posse de Trump