Mundo

Nível de água radioativa em Fukushima baixa ligeiramente

Controladora da usina consegue retirar a água contaminada a um ritmo de 10 toneladas por hora

Usina de Fukushima: Tepco tenta retirar 25 mil toneladas de água radioativa do reator 2 (Jiji Press/AFP)

Usina de Fukushima: Tepco tenta retirar 25 mil toneladas de água radioativa do reator 2 (Jiji Press/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2011 às 08h43.

Tóquio - A empresa que opera a usina nuclear de Fukushima, Tepco, afirmou nesta quarta-feira que o nível de água radioativa que inunda várias áreas da planta diminuiu ligeiramente, um dia após iniciar os trabalhos de drenagem no reator 2.

A rede pública "NHK" informou nesta quarta-feira que a empresa está conseguindo retirar água contaminada a um ritmo de 10 toneladas por hora no túnel que leva ao reator 2, onde o nível do líquido diminuiu um centímetro em 24 horas.

O objetivo da Tepco é retirar um total de 25 mil toneladas de água do túnel e do prédio de turbinas dessa unidade, 10 mil delas para meados de maio, com a ajuda de várias bombas e trasladá-las a um depósito vizinho para processá-las.

A água contaminada dificulta seriamente os trabalhos na central de Fukushima, onde trabalha para restaurar o sistema de refrigeração de três de seus seis reatores, danificado pelo terremoto e o tsunami de 11 de março.

Pouco depois do terremoto, o Governo evacuou um raio de 20 quilômetros ao redor da planta e recomendar aos moradores entre 20 e 30 quilômetros que fiquem em suas casas e abandonem a zona diante do aumento no nível de radiação.

Está previsto que o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, visite nesta quinta-feira a província de Fukushima e se reúna com seu governador, Yuhei Sato, além de visitar aos refugiados nas cidades de Tamura e Koriyama.

Segundo a agência local "Kyodo", espera-se que Kan anuncie nesta quinta a decisão de emitir uma ordem para proibir formalmente a passagem em um raio de 20 quilômetros.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-nuclearesÁsiaEmpresasFukushimaJapãoPaíses ricosTepco

Mais de Mundo

Motorista do Cybertruck que explodiu em Las Vegas deixou cartas criticando governo dos EUA

Aeroporto de São Petersburgo reabre após fechamento por ataque de drones ucranianos

Morre japonesa de 116 anos considerada a pessoa mais longeva do mundo

Venezuela destaca 1,2 mil militares para "garantir a paz" antes da posse de Maduro