Mundo

Na Índia, partido do primeiro-ministro vence 3 das 4 eleições estaduais

Partido Bharatiya Janata tomou o controle de Estados como Chhattisgarh e Rajasthan, e foi reeleito para seu quinto mandato consecutivo

Primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (Evelyn Hockstein/Getty Images)

Primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (Evelyn Hockstein/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 13h21.

O partido nacionalista hindu, que governa a Índia, venceu três das quatro eleições estaduais do país, de acordo com os resultados divulgados no domingo, 3, que antecipam as eleições nacionais que acontecem no ano que vem, entre o partido do primeiro-ministro Narendra Modi e a oposição.

O Partido Bharatiya Janata de Modi, ou BJP, tomou o controle dos Estados de Chhattisgarh e Rajasthan do Congresso Nacional Indiano e foi reeleito em Madhya Pradesh para um quinto mandato consecutivo, de acordo com o site da comissão eleitoral da Índia.

Modi e seu partido continuam populares em nível nacional depois de quase uma década no poder, e as pesquisas sugerem que ele conquistará um terceiro mandato consecutivo em 2024. Mas espera-se que uma nova aliança de 28 partidos da oposição, desafie o partido de Modi a nível nacional.

As eleições ocorrem num momento em que a Índia enfrenta múltiplos desafios, incluindo o aumento do desemprego, os ataques de nacionalistas hindus contra as minorias do país, especialmente os muçulmanos, e um espaço cada vez menor para a dissidência e a liberdade de imprensa.

Acompanhe tudo sobre:ÍndiaEleições

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia