Mundo

Mulheres integram Conselho Consultivo da Arábia Saudita

Pela primeira vez na história 30 mulheres integrão o Conselho Consultivo, instância que não tem poder de legislar e se limita a aconselhar o governo


	O rei Abdullah da Arábia Saudita (E) fala com um membro do Conselho Consultivo, 25 de setembro, 2011
 (AFP/ Ahmed Abdelrahman)

O rei Abdullah da Arábia Saudita (E) fala com um membro do Conselho Consultivo, 25 de setembro, 2011 (AFP/ Ahmed Abdelrahman)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2013 às 19h40.

Riyad - Os membros do Conselho Consultivo da Arábia Saudita, do qual farão parte pela primeira vez na história 30 mulheres, prestaram juramento nesta terça-feira ante o rei Abdullah durante uma cerimônia organizada em seu palácio, em Riyad.

O soberano afirmou estar contente de se reunir com os membros do Conselho durante a abertura desta primeira reunião "na qual participam mulheres", uma presença sem precedentes na história do reino ultraconservador onde a mistura de homens e mulheres é proibida.

As 30 mulheres, muitas das quais com o tradicional niqab, ocuparam seus lugares no mesmo salão que seus 130 companheiros para prestar juramento coletivo ante o rei.

No dia 11 de janeiro, o rei Abdullah nomeou as 30 mulheres sauditas para integrar o Conselho Consultivo, uma instância que não tem poder de legislar e se limita a aconselhar o governo sobre políticas gerais do país.

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaMulheresPolítica

Mais de Mundo

TikTok banido, protestos e repressão militar: o que está acontecendo na Nova Caledônia?

Como a província chinesa de Fujian resolveu problemas de produção escassa de alimentos

Comunidade empresarial chinesa faz apelo aos EUA para cancelarem medidas de tarifas sobre produtos

Netanyahu nega propostas para governo civil palestino em Gaza

Mais na Exame